quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

'TERRA DOS SONHOS' VOLTA A ABRIR AS PORTAS DO MUNDO MÁGICO

Na segunda edição volta ocupar os 28 mil metros quadrados na área florestal da Quinta do Castelo. Até dia 25, uma cidade-Natal com 18 propostas de animação.

A cada mentira, o nariz de Pinóquio crescia. "Geppeto, cheio de paciência e sabedoria, faz com que o boneco de madeira que ganhou vida de menino verdadeiro perceba a importância dos valores da existência."

Esta história, pela qual passa ainda um grilo falante cujo papel é mostrar o inestimável preço da verdade, foi ontem o espectáculo inaugural da Terra dos Sonhos, em Santa Maria da Feira, que até dia 25 se transforma num mundo de fantasia, numa gigantesca cidade-Natal.

A abertura oficial aconteceu ontem, mas já no domingo foram cerca de 620 as pessoas que assistiram ao espectáculo gratuito com pequenos excertos de algumas das 18 propostas de animação que vão poder ser apreciadas no parque de inspiração natalícia criado pela empresa municipal Feira Viva.

Coelhos que tiram mágicos da cartola, árvores que falam e caminham, bules e chávenas que dançam e Cinderelas de pezinho descalço são algumas das personagens que se encontram pelo caminho. Há ainda duendes e gnomos, bonecos de neve, uma fábrica de brinquedos, a casa do Pai Natal, uma máquina de fazer nada, uma mini-disco, uma pista de trenó e várias outras atracções.

Recuperando as figuras e histórias do imaginário infantil, as fábulas, as lendas, os contos de fadas e o encanto do Natal, a segunda edição da Terra dos Sonhos quer mais uma vez ser porta de entrada para um mundo mágico.

A Quinta do Castelo, edificada nos anos 50, situa-se nas franjas do Castelo de Santa Maria da Feira e acabou por ser requalificada com este projecto. São 28 mil metros quadrados de uma área florestal com uma gruta artificial, um lago e uma ponte que, segundo a organização, "conferem àquele espaço características únicas para a realização do evento".

Apesar do investimento na cenografia [desde Outubro que uma equipa de sete pessoas trabalha na montagem de cenários e plataformas], os visitantes contactam com um ambiente cenográfico natural. Este ano, a Terra dos Sonhos conta com a participação de oito companhias locais, com a dinamização de plataformas pela Biblioteca Municipal, o pelouro do Desporto da Câmara Municipal e uma Academia de Música do concelho.

Com os olhos postos no objectivo do envolvimento local, a edição de 2010 abraça o projecto "Montra de Sonhos", um concurso de montras promovido localmente e inspirado no Natal e nos Sonhos.

Com vista a optimizar a participação das escolas do concelho, a Escola Secundária de Fiães, com os alunos dos cursos profissionalizantes de Animação Sociocultural e Turismo, participam em workshops sob as temáticas "Como estar em personagem", "Caracterização", "Figurinos" e "Acolhimento".

Exceptuando o dia 25 de Dezembro, o parque está aberto de quinta a domingo, entre as 13.00 e as 18.00. A organização divulga informações sobre os espectáculos em http://www.terradosonhos.com/.

A bilheteira está aberta desde as 10.00 e os preços variam entre os 5 e os 10 euros (bilhete válido para todos os dias). As crianças até aos 2 anos não pagam entrada e há ainda pacotes para famílias (mínimo de quatro pessoas, variam entre os 20 e os 30 euros) e bilhetes de grupo (mínimo de 15 pessoas com marcação prévia de 24 horas, o preço é de 5 euros por pessoa).

Joana de Belém, aqui