Anália Rosa, atleta aveirense que representa o Maratona Clube de Portugal, irá participar em mais uma edição dos campeonatos da Europa de corta-mato, no próximo dia 12 em Albufeira.
A atleta sénior já se sagrou várias vezes campeã europeia colectivamente e individualmente foi 10ª classificada. O palco algarvio trás boas recordações a Anália e a algumas das atletas da selecção nacional sénior, dado que se sagraram campeãs mundiais de corta-mato curto em Vila Moura, em 2000.
No percurso para o campeonato da Europa, Anália Rosa foi 2ª classificada na Taça da Europa de estrada, em Torres Vedras e venceu os 20km de Almeirim. Em corta-mato, estreou-se em Espanha, no cross de Atapuerca com um brilhante 6º lugar, seguiu-se uma vitória em Oeiras e um 9º lugar em Llodio (Espanha).
Quanto à atleta Sara Carvalho, da equipa de atletismo ADERCUS, irá correr na selecção nacional de sub-23, depois de ter sido a 5ª classificada no ‘cross’ internacional da Amora e de ter subido ao pódio de Torres Vedras, em 2º lugar, no último momento de observação para o europeu. Este foi sem dúvida o ponto alto da presente temporada da atleta, dado o desempenho que teve no último corta-mato e em crescendo de forma agarrou de forma decidida um dos lugares em disputa para Albufeira.
Sara Carvalho será a sétima atleta da ADERCUS a representar a selecção nacional, depois de Mónica Silva, Solange Jesus, Márcia Martins, Débora Santos, Carla Martinho e Susana Rosa. Para o Município de Oliveira do Bairro e para a Associação de Atletismo de Aveiro constitui um facto marcante, face ao esforço desenvolvido no âmbito da modalidade. Espelhando esse esforço conjunto de desenvolvimento da modalidade, a ADERCUS e a Associação de Atletismo de Aveiro irão levar a cabo, em Oliveira do Bairro, no lugar da Serena, mais uma edição dos campeonatos distritais de corta-mato, no próximo dia 6 de Fevereiro.
Débora Santos, do Sport Lisboa e Benfica, irá participar também em mais um dos grandes campeonatos para o escalão de juniores. A atleta campeã nacional estreou-se na temporada de corta-mato com uma vitória em Espanha, no ‘cross’ de Atapuerca, e assegurou desde cedo a sua participação no europeu com uma vitória alcançada no ‘cross’ da Amora. Uma semana após, tentou repetir a proeza em Torres Vedras, tendo tentado desgastar a concorrência ao longo de toda a prova. No fim, foi a 3ª classificada de um trio que discutiu a vitória ao sprint, nos últimos metros de corrida.
O campeonato da Europa será no próximo domingo, dia 12, no período da manhã, início da tarde.