Foi a reboque da apresentação de um projecto de promoção de fraldas reutilizáveis que foram, na última quarta-feira, revelados os dados quanto à poluição gerada pelas fraldas descartáveis.
Actualmente, as fraldas descartáveis são responsáveis por 5% de todo o lixo urbano produzido e um bebé suja entre 800 e uma tonelada de fraldas.
"Normalmente vão para incineração e, sobretudo, para aterros. O balanço ambiental entre fraldas descartáveis e reutilizáveis é claramente favorável às reutilizáveis. Além disso é uma solução que permite poupar a longo prazo muito dinheiro", afirmou Rui Berkemeier, especialista em resíduos da associação ambientalista Quercus.
Apesar de mais amigas do ambiente, a opção pelas fraldas reutilizáveis exige um investimento grande aos pais: 24 fraldas podem custar 280 euros.
Representantes das marcas que comercializam estas fraldas garantem, no entanto, que 24 fraldas são suficientes para todo o tempo que o bebé delas necessitar.
Estima-se uma poupança de 1900 euros para casais com um filho e de 3400 euros para casais que tenham dois filhos.
A ministra do Ambiente juntou-se à iniciativa: "Com este sistema, os pais poupam e o ambiente ganha", disse Dulce Pássaro, que hoje entregando um kit de fraldas a uma jovem mãe na Maternidade Alfredo da Costa.
Durante esta semana, em que se comemora a prevenção de resíduos, os bebés nascidos em 24 hospitais e maternidades portuguesas receberão um kit de fraldas reutilizáveis, para que os pais experimentem a solução.
Também a ministra do Ambiente reconhece que as fraldas reutilizáveis representam um investimento inicial pesado para os pais, mas acredita que o mercado se organizará para oferecer soluções menos caras.
Do ponto de vista ambiental, Dulce Pássaro sublinha que cerca de 5% dos resíduos urbanos são fraldas: "Vamos poupar uma quantidade significativa de resíduos com os quais não vamos gastar dinheiro no tratamento".
No sistema de tratamento da Valrosul são recebidas 3,5 toneladas de resíduos de fraldas por hora. A empresa estima que a opção pelas reutilizáveis reduziria uma tonelada por bebé.
As fraldas reutilizáveis, feitas em algodão, bambu ou outros produtos naturais, podem ser lavadas na máquina juntamente com a restante roupa, mesmo a 40 graus, e suportam cerca de 800 lavagens.
A prevenção de alergias é também apontada como uma das vantagens das fraldas reutilizáveis face às descartáveis.
Apesar dos ganhos, as reutilizáveis exigem mais organização e método por parte dos pais e restante família, avisam, ainda, as marcas.
Retirada daqui