sábado, 13 de novembro de 2010

NEVE E VENTO NO FIM-DE-SEMANA

Instituto de Meteorologia colocou sob aviso laranja o centro e norte do País devido a rajadas de 110 km/hora.

"Gripes, constipações e um aumento da factura da electricidade" são os efeitos expectáveis do regresso do mau tempo, previsto para a próxima semana. Frio, chuva, queda de neve em altitudes baixas e ventos fortes são as previsões para os próximos dias e já levaram o Instituto de Meteorologia (IM) a lançar avisos laranjas em 11 distritos do País.

"Será um período de instabilidade outonal, com oscilações de temperatura e vários estados de tempo menos agradáveis", avisa o moderador do site meteoiberia. com, que junta vários meteorologistas e climatologistas. O mau tempo está de volta, o que faz com que a próxima semana "seja atreita a constipações e ao aumento da factura da electricidade", avisa Mário Marques.

O IM colocou em aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de 4, os distritos do Norte e centro do País, onde "as rajadas de vento poderão atingir os 110 km/hora".

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco são os distritos que estarão sujeitos a uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado". Temperaturas máximas vão mesmo descer entre dois e cinco graus, de sábado para domingo, em quase todo o País.

O mau tempo deve ficar até à manhã de domingo, mas a chuva, "forte, ficará até meio da semana" alerta o especialista.

Retirada daqui