segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CHUVA E VENTO FORTE A PARTIR DE HOJE

Autoridades alertam para condições do mar e períodos de chuva e trovoada no Norte do País. Dez distritos em alerta laranja.

A chuva e o vento forte vão afectar o Norte e Centro do País a partir de hoje, devido à passagem de uma superfície frontal, alerta a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). O Instituto de Meteorologia colocou, pelo menos até quarta-feira, dez distritos em alerta laranja, o terceiro mais grave numa escala de quatro.

A chuva vai marcar presença durante toda a semana, com o sol a espreitar em alguns dias. Para amanhã e até passar a superfície frontal, a ANPC recomenda "cuidados redobrados a ter com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima", pode ler- -se no comunicado de alerta.

Isto devido às previsões de intensificação do vento, com rajadas que podem chegar aos 90 km/h no litoral e aos 100 km/h nas terras altas. O mar, acima do Cabo Carvoeiro, vai estar também especialmente agitado, com ondas até cinco metros hoje e até sete metros amanhã, referem as previsões do Instituto de Meteorologia.

A norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela as previsões apontam para "chuva pontualmente forte acompanhada por trovoada". Já acima dos 1400 metros deve mesmo nevar durante o dia de hoje.

A ANPC lembra que é necessário ter cuidado especial na afixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e estruturas semelhantes. A condução também é uma actividade onde se deve ter atenção redobrada, em particular nas estradas com tendência para formar lençóis de água ou ficar com piso escorregadio.

No Sul do País, as condições meteorológicas só devem começar a piorar a partir de amanhã, com alguns períodos de chuva. Mas não estão previstas situações de risco acrescido como no Norte.

Retirada daqui