terça-feira, 19 de outubro de 2010

PORTUGUESAS NÃO SABEM ENGRAVIDAR



Seis em cada dez mulheres portuguesas desconhecem quais os dias mais férteis para engravidar durante o ciclo menstrual, revela um estudo sobre 'Gravidez e Planeamento em Portugal', que é esta manhã apresentado na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

O estudo, promovido por uma empresa que comercializa equipamentos de diagnóstico de gravidez e fertilidade, revela que apenas 41% das portuguesas sabem identificar os dias do ciclo menstrual para uma mulher conceber – os dois dias imediatamente anteriores ao dia da ovulação e o próprio dia da ovulação. Destas, 11% afirmam ser um ou dois dias antes da ovulação e 30% dizem ser no dia da ovulação.

Em contrapartida, um quarto da população feminina acredita, erradamente, que a melhor altura para conceber é um ou dois dias após a ovulação, e 11% julgam que pode ser em qualquer dia do ciclo menstrual.

O estudo foi feito com recurso a 502 entrevistas a mulheres com idades entre os 20 e os 44 anos, residentes em Portugal Continental, com distribuição proporcional por região.

A recolha de informação foi feita com recurso a entrevista directa e pessoal, em total privacidade, entre os dias 3 e 13 de Setembro.

Janete Frazão, aqui