sábado, 24 de julho de 2010

AdRA DIZ QUE AS TARIFAS DE ÁGUA ACTUAIS SÃO AS MESMAS QUE ERAM PRATICADAS

A empresa AdRA - Águas da Região de Aveiro reage às críticas da população relativamente ao aumento das tarifas da água e garante que as tarifas agora praticadas são as mesmas que já existiam e o “novo modelo harmoniza progressivamente as tarifas na região, tornando-as mais justas”.

Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, a AdRA explica que aquela harmonização “visou também acabar com injustiças relativas - dois estabelecimentos numa mesma rua de fronteira entre concelhos não podem pagar valores diferentes pelo mesmo consumo”.
O comunicado reage, assim, às críticas da população que se queixou do aumento das tarifas de água aquando a emissão da primeira factura pela nova empresa e reafirma que “a fixação das tarifas foi sujeita a um longo processo de negociação com os municípios, que demorou vários meses, com vista à garantia da sustentabilidade do sistema, apenas exequível através da cobertura dos custos”.
 A AdRA acrescenta, ainda, que “as tarifas em vigor na região foram aprovadas pela Comissão da Parceria que constituiu a nova empresa, regida por um quadro legal com dois documentos base: o Contrato de Parceria e o Contrato de Gestão, assinados por todos os parceiros e accionistas (Estado Português, Câmaras Municipais e Águas de Portugal), e que enquadram a actividade da Águas da Região de Aveiro e estabelecem o processo de fixação das tarifas”.

O comunicado refere também que “a situação anterior de subsidiação pelas câmaras era insustentável, gerava injustiça social, e punha em causa a médio prazo o próprio sistema, impedindo a geração dos recursos financeiros necessários para a renovação de redes e equipamentos e para novos investimentos. Daí que, em alguns concelhos com tarifas mais degradadas, dependentes de subsídios, e que pagavam valores muitíssimo abaixo do custo real do serviço, o aumento tenha sido mais significativo, enquanto noutros praticamente não se registaram subidas”, refere então o comunicado enviado pela empresa Águas da Região de Aveiro.
A AdRA-Águas da Região de Aveiro admite já ter corrigido alguns erros detectados no processo inicial de arranque e assegura que até 2014 as tarifas da água vão ser uniformizadas.