Num domingo recheado de eventos no concelho de Oliveira do Bairro, cerca de quarenta vendedores e várias centenas de pessoas não faltaram à agenda da penúltima edição do Mouva 2010. A Praça de S. Pedro é já paragem obrigatória para muitos visitantes que, do concelho ou de passagem, no primeiro domingo do mês procuram o Mercado de Objectos Usados, Víveres e Artesanato para comprar o pão pela manhã, levar as crianças à hora do conto ou espreitar a animação que a cada domingo tem feito as surpresas de quem passa.
No passado domingo, 6 de Junho, além da presença de novos vendedores, essencialmente da área do artesanato urbano que pela primeira vez apresentaram os seus trabalhos na feira, a festa fez-se com duas apresentações do recital "Anacreontea - Pintar com vinho as setas do amor", uma participação da associação cultura «THÍASOS» da Universidade de Letras de Coimbra. Ao longo do recital, bastante aplaudido pelo público que se foi juntando em torno do coreto, foi possível assistir a momentos de música, dança, pintura, sem faltar o néctar de Diónisos.
Em semana de Dia Mundial da Criança, o Mercado não esqueceu os mais novos e teve também um espaço de animação dedicado aos mais pequenos - “Brincar à saúde” - que contou com a participação de três enfermeiras habituadas a trabalhar em projectos de sensibilização para o público infanto-juvenil. Através da música, este grupo conseguiu, não só animar todos os presentes que passeavam pela praça como abordar através de forma eficaz conceitos e conselhos de saúde de forma bastante divertida.
A edição de Junho despediu-se com um concerto de encerramento que fez as delícias do público que já tinha ouvido música ligeira na edição de 2009. O trio de percussão, acordeão e guitarra, composto, respectivamente, pelo Fardilha, João Cardoso e Bardote foi oferecendo uma banda sonora de valsas, boleros e tangos que prolongou para além da hora habitual o fim do Mouva com para agrado dos visitantes e transformando a praça num palco de memórias.
O Mouva regressa já no próximo dia 4 de Julho, onde se promete uma última edição regular do mercado em grande festa. Novidades, informações e imagens do Mouva podem ser seguidas nas páginas online, aqui e em, http://www.facebook.com/palhaca.civica e http://palhacacivica.blogspot.com/ .