sexta-feira, 11 de junho de 2010

PLACA NO CEMITÉRIO PROIBIDA PELA CÂMARA

A Câmara de Oliveira do Bairro indeferiu a pretensão da Associação dos Naturais de Oliveira do Bairro (ANOB) de colocar uma placa em mármore na entrada do cemitério velho da cidade, contendo um dos versos mais emblemáticos do falecido padre, jornalista e pensador, Acúrcio Correia da Silva.

Segundo Victor Pinto, presidente da ANOB, a placa destina-se a assinalar o 85º aniversário da morte do Padre Acúrcio Correia da Silva, mas a Autarquia impediu que a associação a colocasse no cemitério, sugerindo que fosse fixada no jardim Padre Acúrcio.

Victor Pinto diz não entender a posição da Autarquia oliveirense, uma vez que o conteúdo da placa não se compadece com outro local senão a parede do cemitério.

É que, segundo explica, a placa reproduz um poema manuscrito pelo padre Acúrcio que esteve na parede do cemitério e que o tempo se encarregou de apagar. "O autor escreveu, pelo seu próprio punho, no muro do cemitério, ainda em vida, o que demonstra uma intenção própria", reforça o presidente da ANOB.

Para Henrique Tomás, vereador do PS, que também indeferiu a pretensão da ANOB, "houve uma falta de informação da parte da Câmara". "Pensei que íamos dar o nome do padre ao cemitério. Não sabia do teor do poema, senão, a votação seria diferente, já que só faz sentido que a placa seja colocada na parede do cemitério". Lília Ana Águas, vereadora do CDS/PP, afirma que "aos vereadores da oposição não foi dado a conhecer o conteúdo da placa". Neste sentido, votou "a favor da proposta apresentada".

Pedro Fontes da Costa, in http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Oliveira%20do%20Bairro&Option=Interior&content_id=1590373