segunda-feira, 31 de maio de 2010

SALAZAR E O TGV

1. O panorama político anda confuso. E não é só por causa dos ministros, que ora dizem uma coisa, para jurarem o contrário pouco depois. A desorientação é geral. No espaço de poucas horas, Francisco Louçã, por exemplo, oscilou entre classificar o Governo como "uma trituradora política e social" e servir de muleta ao mesmíssimo Governo para assegurar a continuidade do projecto do TGV. O argumento da esquerda - os comunistas juntaram-se à coligação parlamentar na defesa da alta velocidade ferroviária - é o de que o investimento público fortalece a economia. Ou seja, o modelo de financiamento pode ser duvidoso; e até pode não ser clara a utilidade do TGV no futuro. Mas, em contrapartida, garantem-se uns milhares de postos de trabalho no presente. Ainda que a maioria desses empregos sejam na área da construção civil e portanto desqualificados, mal pagos e temporários.
"Melos e Louçã, a mesma luta!", sintetizava o deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares, transfigurado, ainda que durante poucos segundos, em radical de esquerda. Logo surgiu o contra-ataque da socialista Ana Paula Vitorino: quem não quer o TGV, diz a deputada, só pode ser "reaccionário" ou um "saudosista" do tempo do "orgulhosamente sós". Resumindo, quem está a favor do TGV protege os interesses do grande capital; quem está contra o TGV é salazarista. O panorama político anda confuso.

2. Uma imensa multidão invadiu as ruas de Lisboa. E isso não se consegue apenas com a afamada capacidade mobilizadora da CGTP. Ninguém troca um sábado à tarde de descanso, de praia ou de convívio familiar, depois de uma semana de trabalho, para fazer o frete a Carvalho da Silva. Não havia brindes para receber na Avenida da Liberdade. As pessoas protestaram porque não estão contentes. E protestaram sabendo que o diálogo é importante, que a negociação é essencial. Mas sabendo também que nada se conquista de mão beijada. Nenhum Governo, nenhum patrão, reagiu, alguma vez, apenas porque lhe pediram delicadamente.
Faz parte da história da Humanidade: todas as conquistas sociais, desde o direito a dias de descanso à assistência na doença, foram conseguidas na rua, muitas vezes com sangue derramado e vidas perdidas. Já não vivemos os tempos violentos do século passado e não se justifica a radicalidade de uma batalha campal. Mas isso não significa que os cidadãos descontentes tenham de se comportar como cordeirinhos, rendidos ao discurso da inevitabilidade do aumento de impostos, assistindo tranquilos à demolição de direitos sociais. Manifestar-se nas ruas não é apenas um direito, é um instrumento. E é do confronto que se faz o progresso, seja qual for o caminho que ele tome. Um país de gente conformada, que só protesta à mesa do café, não é um país recomendável.