sexta-feira, 28 de maio de 2010

IDENTIFICADOR NOS AUTOMÓVEIS OBRIGATÓRIO A PARTIR DE 1 DE JULHO

O secretário de Estado das Obras Públicas anunciou hoje que vai ser obrigatório usar identificadores nos automóveis a partir de 1 de Julho.  De acordo com Paulo Campos, existirá um ano de transição e só após esse período a obrigatoriedade do uso de identificadores se tornará efectiva. "Essa obrigatoriedade passa a ser efectiva ao fim de um ano. Ela será necessária ou efectiva para os carros que circulem nas estradas onde se irá cobrar portagens, nomeadamente nas três auto-estradas [do norte do país] que irão passar a cobrar portagens", declarou o secretário de Estado à Lusa, à margem do 16º Congresso da Federação Rodoviária Internacional.
Paulo Campos adiantou que este será um dos sistemas para que se possa fazer o pagamento nas três SCUT (Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto), mas também haverá "mecanismos de transição para que não haja problemas nos primeiros dias".
O governante salientou que se trata de uma matéria "de grande complexidade tecnológica" e que "a questão que se coloca é articular [o sistema] com todas as concessionárias e assegurar que o sistema funciona na perfeição, nomeadamente com as novas metodologias de pagamento".
O secretário de Estado afirmou que a partir de 1 de Julho estarão disponíveis novas modalidades de pagamentos nas auto-estradas, nomeadamente o pré-pagamento, através do carregamento de um cartão, e de pós-pagamento que permite pagar depois de circular na auto-estrada.