sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ


O tempo não envelheceu por aí além o romance que conferiu fama e glória a Joseph Heller, publicado há exactamente meio século.
É certo que, de então para cá, o tom e o estilo do livro não deixaram de ser seguidos, copiados e glosados até à exaustão, retirando o impacto da novidade a quem só agora se confronta com o seu contéudo, mas o estilo de Heller continua, em larga medida, insuperável.
O absurdo é constante nesta saga que acompanha o destino de um pelotão da Força Aérea Americana acantonado numa pequena ilha italiana durante a Segunda Guerra Mundial. Yossarian, o improvável herói do livro, é um militar que, incapaz de perceber a utilidade ou sequer a razão de ser do conflito em que se viu envolvido, tenta por todos os meios escapar à frente de batalha, nem que para tal tenha que invocar insanidade.
Mas a burocracia non-sense que Heller zurze com vigor no romance não tarda a entrar em acção: o célebre artigo 22 que dá título ao livro pressupõe que um indivíduo, ao alegar insanidade, está a dar mostras de um sentido de autopreservação incompatível com esse estatuto, logo, não está louco... Os saltos cronológicos, os diálogos espirituosos e a satíra à instituição militar asseguram algumas das melhores passagens de Catch 22.
(Sérgio Almeida)

TÍTULO: Catch 22
AUTOR: Joseph Heller
EDITOR: D. Quixote
PREÇO: 18.90 euros

Retirada daqui