sábado, 22 de setembro de 2012

MOTORISTA DE OLIVEIRA DO BAIRRO ACUSADO DE HOMICÍDIO POR NEGLIGÊNCIA AGRAVADO PELO RESULTADO


O Ministério Público (MP) de Águeda deduziu acusação de homicídio por negligência a um condutor envolvido num dos dois acidentes ocorridos em agosto de 2010 na A25, na zona de Talhadas, Sever do Vouga, e que causaram seis mortos.

O despacho de acusação referente ao acidente que aconteceu no sentido Viseu-Aveiro, que resultou na morte de três pessoas, incluindo uma criança de oito anos, e provocou ainda 15 feridos, ficou concluído no dia 10 de setembro.

No documento a que a Lusa teve hoje acesso, o MP acusa um homem de 31 anos de um crime de homicídio por negligência agravado pelo resultado "mercê da falta de cuidado e atenção a condução" e por uma contraordenação rodoviária.
O arguido, residente em Oliveira do Bairro, é o motorista do pesado de mercadorias que abalroou várias viaturas que se encontravam imobilizadas na faixa de rodagem e na berma, minutos depois de ter acontecido o primeiro acidente no sentido contrário.
O acidente em cadeia envolvendo 20 viaturas (um pesados e 19 ligeiros), ocorreu no dia 23 de agosto de 2010, pelas 16:25, ao quilómetro 45 da A25, no sentido Viseu-Aveiro, numa altura em que a visibilidade era reduzida, devido a nevoeiro intenso e chuva.
O MP concluiu que os embates ocorreram como consequência da "condução desatenta e desadequada do arguido", tendo em conta as más condições atmosféricas e o pavimento molhado.
"Os embates foram resultado da falta de atenção do arguido às condições da via, às condições de visibilidade e ao trânsito existente, não adequando a velocidade do seu veículo de modo a poder parar no espaço livre e visível à sua frente para evitar bater nos veículos que por ali circulassem ou estivessem imobilizados", refere o despacho assinado pelo procurador Manuel Gonçalves.
Entre as provas apresentadas pelo MP estão as perícias aos veículos e ao local do acidente, o inquérito da GNR, uma reportagem fotográfica e o tacógrafo do pesado de mercadorias.
Os arguidos poderão agora requerer a abertura da instrução do processo, para serem ouvidos antes de o caso seguir para julgamento.
O inquérito ao primeiro acidente que ocorreu minutos antes, no sentido contrário, e do qual resultaram também três vítimas mortais, ficou concluído em junho passado, tendo sido deduzida acusação contra quatro condutores (três homens e uma mulher).
Retirada daqui