
Praticamente iguais em extensão, os sete textos conseguem, no entanto, variações substantivas e, embora todos de leitura agradável, logram realizações desiguais. Para a goleada concorrem, na nossa óptica, A maldição de Charles Negão, de Jacinto Lucas resgatado das suas obras, num texto epistolar que seria útil desenvolver.
Noutra vertente, Manuel Jorge Marmelo questiona a identidade de um jogador, através do seu próprio desassossego, o qual, embora natural de Cabo Verde, alinha pela selecção portuguesa; e, por fim, Francisco Mangas aproveita a oportunidade para, à ilharga de umPires. Na primeira pessoa e adoptando o português do Brasil, traça a ascensão, queda e redenção de um ponta-de-lança do Vasco da Gama que recupera a capacidade de fazer golos – e nesse, compasso, voltar a satisfazer sexualmente Roxanne – mediante um expediente pouco ortodoxo, porque flatulento, para distrair o guarda-redes. Hilariante.
O mesmo registo alcança Sérgio Almeida, que convoca, em Paraíso Futebol Clube, filósofos célebres de correntes diversas para uma partida em que os insignes pensadores se entregam ao insulto elevado do adversário, denegrindo as teses de cada qual com argumentário a investigação jornalístico-policial inconsequente, homenagear Di Maria e fazer um périplo pelo Porto – desde alguns recantos ausentes dos postais turísticos até à passagem pelo FC Porto e dos vícios de quem nele manda.
Um livrinho divertido – mesmo para aqueles que se dizem imunes à doença da bola –, com a vantagem de evitar o paupérrimo jargão da modalidade.
(Elmano Madail)
TÍTULO: Fora de Jogo
AUTOR: Vários
EDITORA: Caminho das Palavras
PREÇO: 15,00 €
Retirada daqui