segunda-feira, 2 de maio de 2011

'ROTA DO LEITÃO DA BAIRRADA' PODERÁ VIR A SER REALIDADE A CURTO PRAZO

A Rota do Leitão da Bairrada, ligando os concelhos de Águeda, Anadia, Aveiro, Mealhada, Oliveira do Bairro, Vagos, Cantanhede e Coimbra, poderá ser uma realidade, em breve.

A ideia foi divulgada junto da comunicação social pelo juiz da Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão, Joaquim Almeida, à margem do jantar de apresentação dos pré-finalistas ao concurso “7 Maravilhas da Gastronomia” da região Bairrada, Tentúgal e Figueira da Foz, realizado em Cantanhede.

Com esta iniciativa, a confraria pretende reforçar a ideia de um produto gastronómico único, desde a matéria-prima (o leitão) ao modo de confeccionar, como é possível encontrar nos oito concelhos que se perfilam para integrar a rota, segundo Joaquim Almeida.

Durante o jantar, o leitão (pré-finalista na categoria de carnes) foi apresentado com os predicados defendidos pelas confrarias (Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada e Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão).

Como manda a tradição, a provar que o assado estava no ponto, o chefe Luís lavrador separou a cabeça do leitão do corpo com um prato. O corte seguiu também as regras, assim como o acompanhamento: batatas cozidas com pele ao contrário das batatas fritas servidas nos restaurantes.

O camarão da costa e a sopa de peixe da Figueira da Foz e os pastéís de Tentúgal foram degustados no mesmo jantar, cumprindo cada um o seu papel na ementa, tal como no concurso: entrada, sopa e doce.

O camarão e a sopa foram apresentados e defendidos pela Confraria Gastronómica do Arroz e do Mar e o pastel pela Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal.

O jantar, coordenado pelo chefe Luís Lavrador, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, foi promovido pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego que, na qualidade de associado da Federação Minha Terra, é parceira local da iniciativa/concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”, a decorrer até 10 de Setembro de 2011.

Iolanda Chavesaqui