terça-feira, 7 de setembro de 2010

HOSPITAL DE AVEIRO SEM DINHEIRO PARA AS OBRAS PREVISTAS

Arrancou a requalificação do Bloco Operatório e da Radiologia, mas três serviços ficam para outra altura.

Dos cinco serviços do Hospital de Aveiro que estavam para serem remodelados a partir deste mês (Bloco Operatório, Radiologia, Cirurgia de Ambulatório, Esterilização e Consulta Externa), só os dois primeiros entraram, ontem, em obras por “falta de capacidade financeira” do hospital, explicou, ao JN, o director da unidade hospitalar, Francisco Pimentel.

O Hospital de Aveiro vai pagar 1,2 milhões de euros dos quatro milhões que serão investidos na remodelação do Bloco Operatório e da Radiologia. O diferencial de 2,8 milhões provém do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que aprovou os cinco projectos de remodelação. Só que para melhorar os três restantes serviços, “o hospital precisaria de ter mais 1,8 milhões de euros, dinheiro que actualmente não tem”, assume Pimentel. Assim sendo, as obras na Cirurgia de Ambulatório, Esterilização e Consulta Externa (ver ficha) foram adiadas, esperando o director do hospital que possa haver “boas notícias nos próximos meses”.

Para já, avançam as remodelações “mais prementes”, o Bloco Operatório e a Radiologia. A previsão é que as obras demorem quatro meses mas atendendo ao facto de decorrerem num ambiente de cuidados de saúde, o director admite que poderão estender-se até ao início de Fevereiro.

O Bloco Operatório vai continuar com cinco salas. As máquinas serão novas, tal como a climatização. Durante o período de obras, que implicam o encerramento do Bloco Operatório, “estão garantidas as condições para realizar cirurgias de urgência - foi criado, no Serviço de Urgência, um Bloco apetrechado para o efeito”, adianta o director.

De forma a garantir a resposta imediata aos doentes cirúrgicos do foro oncológico foi acordado o seu encaminhamento para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). As cirurgias programadas serão realizadas, a partir de 4 de Outubro, nos Hospitais de Anadia e Ovar. Francisco Pimentel admite que a lista de espera de cirurgias pode aumentar em algumas especialidades mas está convicto que o número será recuperado em poucos meses com o novo Bloco Operatório.

A Radiologia também vai ser totalmente remodelada. O serviço vai receber "equipamento de ponta". A Urgência e o Internamento terão ao dispor máquinas de RX, TAC e Ecografia. Os exames decorrentes da Consulta Externa serão encaminhados para o sector privado, "de forma a não prejudicar os nossos utentes", conclui o director.

João Paulo Costa, aqui