terça-feira, 21 de setembro de 2010

E O ESCOLHIDO É... PAULO BENTO. ALGUÉM FICOU SURPREENDIDO?

Sucessor adiantado pelo i a 26 de Agosto vai ser confirmado hoje pela Federação Portuguesa de Futebol. Contrato será válido por dois anos.

"Falar de cenários... Eu não gosto de o fazer e o que quero deixar bem claro é que não assinei nenhum contrato nem fui contactado por ninguém da direcção da Federação Portuguesa de Futebol." Foi desta forma que Paulo Bento negou o convite da FPF durante uma entrevista à SIC a 16 de Setembro. A verdade é que, mais tarde ou mais cedo, parecia que o futuro do antigo treinador do Sporting ia mesmo passar pela selecção. Mesmo quando a hipótese José Mourinho ganhou força, as informações continuavam a apontá-lo como membro integrante da equipa técnica.

A Federação perdeu margem de manobra com o passar dos dias e a solução Bento era cada vez mais certa. Gilberto Madaíl continuou debaixo de fogo e nem a viagem a Madrid para conseguir um objectivo que cairia bem entre o público ajudou. A presença no dérbi da Luz na noite de domingo confirmou o estado de desgraça que vive: foi quase tão assobiado como os jogadores do Sporting no aquecimento.

Ainda assim, Madaíl manteve-se fiel ao objectivo de conseguir um seleccionador cedo o suficiente para que o duplo compromisso com Dinamarca e Islândia não fosse prejudicado. Paulo Bento era a solução pensada há já muito tempo e não ficou inviabilizada pelo burburinho em torno do sonho de conseguir José Mourinho a prazo.

Paulo Bento acompanhou de perto os desenvolvimentos do caso e manteve uma postura distante sem nunca fechar a porta ao cargo de seleccionador nacional. O antigo responsável pelo futebol do Sporting teve oportunidade para perceber qual era a reacção de jogadores e adeptos com a saída das primeiras notícias e na entrevista da semana passada salientou que era uma oferta que pudesse aceitar com agrado. Foi por isso que ontem Paulo Bento não precisou de muito tempo ontem para dar o sim oficial a Gilberto Madaíl quando o presidente oficializou a proposta.

O contrato de dois anos tem um único objectivo: garantir o apuramento para a fase final do Euro-2012, que se vai disputar na Polónia e na Ucrânia. O ex-internacional português tem noção da dificuldade da tarefa da selecção (apenas um ponto em seis possíveis). "Não podemos negar a ninguém que é uma situação difícil para o objectivo que a selecção nacional tem que é estar no Europeu-2012", disse na altura à SIC.

A FPF acredita em Paulo Bento. E pode muito bem ter razões para acreditar. As situações são incomparáveis mas quando o técnico se estreou pelo Sporting, o clube estava em oitavo lugar, a cinco pontos do líder, e chegou a disputar a liderança com o FC Porto já nas últimas jornadas. Hoje, quando for apresentado, terá um desafio com uma margem de manobra muito menor.
 
Rui Pedro Silva, aqui