quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DIA EUROPEU SEM CARROS CONQUISTOU CICLOTURISTAS

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro integra, pelo segundo ano, e até à próxima quarta-feira, a Semana Europeia da Mobilidade.

Uma semana que este ano está a promover, junto dos cidadãos europeus, as vantagens da utilização de meios de transporte amigos do ambiente, nomeadamente colectivos e não poluentes, enquanto opções que fomentam estilos de vida mais saudáveis. Como tem vindo a acontecer e este ano se repetiu, pelo 5º ano consecutivo, a autarquia interrompeu a Av. Dr. Abílio Pereira Pinto ao trânsito no passado sábado, 18 de Setembro, para comemorar o Dia Europeu Sem Carros.

Este ano a autarquia desafiou a população a uma volta ao concelho em bicicleta, sem metas e a velocidade controlada, com passagem em todas as freguesias e assistência permanente ao longo do percurso com distribuição de água e carro de apoio. Ao longo de duas horas e meia, 150 cicloturistas, uns mais habituados a pedalar que outros, foram percorrendo os 30 quilómetros num circuito que começou em Oliveira do Bairro, seguiu por Vila Verde, Troviscal, Mamarrosa, Bustos, Sobreiro, fez uma paragem intermédia na freguesia da Palhaça - para distribuição de fruta e água - e seguiu depois pela Escola Secundária de Oiã, Vila Verde de novo, com passagem pelo Espaço Inovação, até à chegada à Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, já perto da uma e meia.

A participação da população neste dia superou todas as expectativas, conforme explica o Vereador responsável pela iniciativa da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros, Carlos Ferreira, “O balanço deste Dia Europeu Sem Carros no nosso Município é claramente positivo, o que se confirma pelo aumento da adesão e envolvimento dos nossos concidadãos em actividades que, além do objectivo principal de alertar as consciências para as cada vez mais pertinentes questões ambientais, têm ainda a virtude de dinamizar o concelho, convidando à participação de todos”. Carlos Ferreira sublinha a adesão ao passeio cicloturístico, novidade desta edição, “num dia particularmente quente e de vindimas, tivemos uma excelente adesão da população ao passeio de bicicleta o que superou todas as expectativas. Tivemos cento e cinquenta participantes, de todas as idades, numa animada manhã de passeio pelo concelho”. Entre os participantes a opinião de que este é um passeio a repetir já que, como se comentava entre a caravana “trata-se de uma excelente forma de aprofundar o conhecimento sobre o concelho, apreciando paisagens, contactando com as suas gentes e hábitos”.

Durante a tarde, a participação nas actividades de rua, na avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, estiveram sempre bastante concorridas, nomeadamente o Mini Golfe, as aulas de aeróbica e atendimento aos utentes que procuraram o balcão da acção médico social. Os veículos alternativos, ao dispor da população, também não pararam de percorrer uma avenida livre de trânsito, mas repleta de pessoas, actividade física e bastante animação.

Retirada daqui