quinta-feira, 11 de junho de 2015

ANDA CANSADO? A CULPA PODE SER DO FAST FOOD

A chamada comida rápida engorda e faz mal à saúde, até aí não é novidade para ninguém. Mas até que ponto poderá prejudicar o seu organismo e chegar a fazê-lo sentir-se cansado e doente?
 
A fast food tem o dom de melhorar substancialmente uma ressaca, fazer com que pessoas em dieta quebrem todas as regras ou simplesmente servir de consolo. Mas, mesmo assim, não deixa de gozar de péssima reputação.
 
Sendo verdade que não é a única comida com gordura à face da terra, não deixa de ser menos verdade que, no que toca à qualidade dessa gordura, o caso muda de figura. O salmão contém mais gordura e mais calorias do que um cheeseburguer, por exemplo, a diferença é que ao comer uma posta deste peixe estará a ingerir nutrientes que lhe fazem bem, como ómega 3, vitamina D e potássio.
 
Quanto mais ligado à natureza um alimento estiver, mais saudável será, e há poucas coisas tão afastadas da natureza quanto a fast food. E porque aquilo que comemos desempenha um papel muito importante no nosso bem-estar diário, veja as quatro razões que explicam porque é que a fast food pode deixá-lo doente e cansado, segundo uma lista elencada pela Fox News.
 
1. Tem um elevado teor de açúcar
O açúcar está presente em toda a comida fast food, mesmo que não dê por ele. E se é evidente que comer demasiado açúcar pode levar ao aparecimento de diabetes e à obesidade, convém sublinhar que o tipo de açúcar que a fast food e outros alimentos processados contém é frutose, que é metabolizada pelo fígado e transformada em gordura, à semelhança do álcool.
 
2. Tem demasiados ingredientes que não são considerados comida de verdade
Este tipo de comida está recheado de químicos, sejam produtos para mudar a textura, conservantes ou sabores e cores artificiais. Apesar de ser legal utilizá-los, nenhum deles é comida, logo não têm qualquer benefício nutricional. Apesar de dotarem os alimentos de um aspeto irresistível, alguns relatórios relacionam estes químicos com o aparecimento de cancro.
 
3. Está feita para que coma em demasia
O triângulo composto pelo açúcar, o sal e a gordura aciona centros de prazer no nosso cérebro, e cada dentada dada num hambúrguer proporciona uma sensação de “recompensa”, o que explica que as pessoas não consigam parar de o comer assim que começam. As companhias de fast food são conhecidas por apostar neste fator sem escrúpulos.
 
4. É rica em carboidratos simples
Os carboidratos simples, presentes nos pães utilizados pelas cadeias de fast food, transformam-se rapidamente em açúcar, causando um pico de açúcar no sangue e aumentando os níveis de insulina. O mesmo não acontece com os pães com grãos integrais, uma vez que são digeridos mais lentamente e fornecem uma energia sustentada. Quando come carboidratos simples a sua energia vai aumentar muito rapidamente, mas passadas poucas horas vai quebrar e vai apetecer-lhe ingerir carboidratos novamente.
 
Retirada daqui