segunda-feira, 25 de maio de 2015

QUE SE LIXEM AS FÉRIAS DE VERÃO

António Costa tinha prometido um projecto de programa eleitoral para o início de Junho, mas eis que ele aparece duas semanas mais cedo.

António Costa tinha prometido um projecto de programa eleitoral para o início de Junho, mas eis que ele aparece duas semanas mais cedo. É uma novidade, temos de reconhecer. Em muitos anos de presidência de câmara, o normal, nos projectos, era uns meses de atraso. Por isso, fui surpreendido, só esperava o documento lá para meados de Agosto.
Fiquei desgostoso porque ia ser a minha leitura na praia - então como é que está a TSU, hoje? - Hoje de manhã estava boa, mas começou a descer durante a tarde. - Aqui, no programa do PS, diz que afinal não vai descer muito. Mas o FMI diz que vai subir. - Vai descer. Estou com dores no joelho a que fui operado. Ou vem lá chuva ou é a TSU das empresas que vai descer.

A verdade é que tenho muito medo destas férias que se aproximam. No Verão passado, as conversas de praia eram a falência do BES e a água do mar que estava gelada. E os temas até se confundiam. Não percebíamos se aquele tio estava a tremer porque tinha ido ao banho ou porque tinha acabado de receber notícias do BES. Foi um Verão agradável, tinha um tema de conversa que, pessoalmente, me preocupava, e a detenção do Salgado para espairecer. Este ano não será assim. O nosso Presidente da República deu cabo do Verão.

Este Verão já deu para ver ao que estamos destinados. Só vai haver um tema - eleições! Não adianta falir o Montepio, esqueçam. Depois do Verão do BES, bancos, para nós, é peanuts. Não chega a dar dois segundos de conversa. Quem é o presidente do Montepio? Ninguém na Praia da Rocha sabe. Com a água, já se viu que vai estar razoável. Não vai estar gelada e não me parece que vá estar óptima ao ponto de poder aguentar uma conversa. Está mais do que visto que vamos comer sardinhas a falar da campanha eleitoral. O horror!

Provavelmente, vão passar aviões com aquelas fitas com mensagens. Olhamos para o céu e passa a cara do Portas. Vamos ao mar e temos de pisar uma alforreca para evitar um saco plástico do PS. Adormecemos à sombra, depois de uma sangria, ao som das ondas e das frases de campanha - "o PSD criou o IRS amigo das famílias" - e ficamos naquele torpor entre a realidade e o sonho, que é assinalado por um bocadinho de baba, e vemos o IRS a fazer castelos de areia com os miúdos, a preparar-lhes as sandes e a dizer baixinho - schiiiiiiiu, que o pai adormeceu. Um IRS tão amigo da família que, em vez de tirar o sono, não quer que ninguém incomode o descanso do pai. Estamos quase a fechar a pestana quando somos acordados pelo IVA inimigo dos restaurantes que nos vem lembrar que não pagámos a sangria.

Aníbal Cavaco Silva é das pessoas mais torcidas que já conheci, não se podia ir embora sem nos estragar o Verão. Férias em campanha eleitoral, não são férias. Para isso, vou para Albufeira.
________________________________

Top 5
Já cheira a verão

1 Polícia trocou bastão normal por um de aço na agressão a adepto do Benfica - é o bastão para famílias.

2 Jornal i: "Exorcismos. Casos de possessão demoníaca estão a aumentar" - não são os casos de possessão que estão a aumentar, são os aldrabões que são cada vez mais.

3 "CDS ao lado de BE na condenação à agressão ao adepto benfiquista" - há muita gente de direita dividida neste assunto. Se, por um lado, é uma família, e Deus não aprecia, por outro lado, é repressão, e isso é bom.

4 Camilo Lourenço: a TAP é o espelho de Portugal - tudo à venda a qualquer preço.

5 Burocracia atrasa combate ao desemprego - pôr mais gente que aquilo anda mais depressa e resolve-se o desemprego.
 
João Quadros, aqui