segunda-feira, 24 de março de 2014

O TEATRO MAIS PEQUENO DO MUNDO EM OLIVEIRA DO BAIRRO

O teatro mais pequeno do mundo
No próximo dia 27 de março, data em que se assinala o Dia Mundial do Teatro, Oliveira do Bairro acolhe a visita da Caravana Penélope

Esta caravana especial, que alberga o Teatro Mais Pequeno do Mundo, vai estacionar mesmo em frente à Câmara Municipal e ao Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, entre as 14h30 e as 19h30, para apresentar uma mão cheia de espetáculos de 15 minutos para todos os públicos, com participação gratuita.

O Teatro Mais Pequeno do Mundo regressa aos espetáculos com “MicroFénix”, depois de ter percorrido o país e se ter apresentado em feiras, escolas, recintos populares e instituições culturais durante dois anos consecutivos. O novo espetáculo consiste na apresentação de cinco pequenos momentos teatrais e musicais, que convidam o público a experienciar a Caravana Penélope, espaço/palco deste projeto, de diversas perspectivas e formatos. Renovar, reinventar, renascer, reciclar, recriar são os verbos que povoam toda a narrativa deste espetáculo, que apresenta mensagens do passado, que se revêm no presente e que pretendem deixar ideias para o futuro.

Os espetáculos miniatura de “MicroFénix”, desenvolvidos por atores, músicos e dramaturgos, têm como fio condutor uma delicadeza absurda, uma visão surrealista e uma conceção insólita. Adão e Eva, A Escola ao Contrário, A Casa no Meio da Estrada, O Telemóvel que Caiu na Sanita, Dinheiro Debaixo do Colchão são algumas das pérolas preciosas que se podem encontrar dentro, à volta e por cima da Penélope A Caravana.

O actor Graeme Pulleyn é o responsável pela coordenação do projeto. A estreia nacional de “MicroFénix” aconteceu no Festival Ao Ar Livre do Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa, em Julho de 2013. O Teatro Mais Pequeno do Mundo recebeu, no dia 21 de Junho, o Prémio João Torto (Empório/GICAV), por ser o projeto “mais audaz dentro do Sector Cultural e Criativo de Viseu”.

Esta produção, a primeira de uma agenda que vai continuar na programação do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, é a primeira a ser apresentada no Município de Oliveira do Bairro no âmbito da Programação Cultural em Rede que reúne os 11 municípios da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.


INFORMAÇÕES GERAIS 
27 março | O Teatro Mais Pequeno do Mundo apresenta "MicroFénix" 
Local | Praça do Município, Oliveira do Bairro
Horário |  14h30 – 16h30 | 17h30-19h30
(15m por mini-espetáculo // limitado a 15 participantes por sessão)
Participação | gratuita

Marcação de sessões para grupos/escolas/instituições telm. 939030166

Retirada daqui