quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ESPLENDOR NO RELVADO & CONTAS EM BRASA

Hoje será reativado a categoria que os leitores mais gostavam do blog ano passado. 

E para começar no novo blog, resolvi repostar a matéria que mais rendeu visualizações no "Que time é esse?" e o 7° mais visto em todas as postagens do blog, apenas perdendo pro guia da Segunda Divisão de 2013. 

Sem fazer mistérios, vamos começar falando do misterioso Brasa Futebol Clube.


Afinal, QUE TIME É ESSE?


As únicas informações que o pessoal tem sobre o clube:

- Time fundado em 2008, filiado à FPF no mesmo ano.
- Foi fundado em Araras mas depois se mudou pra Mirassol.
- Nunca disputou nenhuma competição pela FPF, muito menos campeonatos de categorias de base.
- Não possui nenhum jogador registrado na FPF. 

Bom, essas eram as únicas informações que o pessoal tinha em relação a esse time, mas o que irei postar acho que poucos sabiam. Bom, vamos lá:

O Brasa é um clube que possui ligações ao Benfica de Portugal! Isso mesmo que você leu, não é nenhuma piada! O Brasa possui ligações ao Benfica de Portugal, isso porque um site de Portugal divulgou uma entrevista com o presidente do Benfica Luíz Filipe Vieira, para uma TV de Portugal, e ele respondeu que o clube tinha ligação para um "time fantasma", e então, fizeram uma pesquisa sobre os relatórios e contas do Benfica, e lá aparece o nome do Brasa, credor de 900 mil euros, aproximadamente 2,3 milhões de reais.



Outra coisa que envolve o Brasa é que o ex-benfiquista Patric também está ligado a este caso. O brasileiro foi comprado na época de 2008/2009 ao São Caetano por 45 mil euros e vendido na mesma temporada por 2 milhões euros ao Criciúma. O futuro deste jogador é depois uma incógnita mas existem indícios que revelam que o jogador foi vendido depois pelo Benfica, pelos mesmos 2 milhões de euros a um grupo de investidores, alegadamente relacionado com o Brasa, mas nada é certo neste parâmetro visto que o clube não tem qualquer registro de transferências. Não tem um único espaço na internet nem qualquer ficheiro alusivo às suas transações. Jael também aparece neste cenário. O ex-jogador do Flamengo aparece em muitos rumores de transferências que envolvem este clube nas últimas temporadas mas nada disso é confirmado quando procuramos o histórico do jogador, onde o nome deste clube nem consta. Patric também não tem nada assinalado no seu registro. O atual jogador do Coritiba, Marcos Aurélio, foi à uns anos envolvido numa polêmica ao ter assinado pelo clube sem poder ingressar as convocatórias por falta de documentação. É que esse jogador tinha contrato com o Brasa que acabou por cedê-lo se muitas cerimonias ao Coritiba. Confira uma matéria que fala sobre a confusão do Marcos Aurélio aqui.

Outro caso recente foi com o jogador Luis Ricardo, onde o Brasa FC ingressou com ação judicial contra a Portuguesa, para cobrar 20% sobre R$ 2 milhões pagos pelo São Paulo à Lusa, por 60% dos direitos do jogador Luis Ricardo.

A matéria desse caso você vê aqui. 

Clicando aqui você vai ver todas as transferências do Brasa. 

Presidente: Em relação ao presidente do Brasa, o Hélio Athayde Vasone Júnior, 
presidente do grupo de Administração do Hospital São Luiz e em 2008 deixou a gestão da empresa para fazer parte apenas do Conselho de Acionistas, um ano antes, em 2007, iniciou sua relação com o futebol ao fundar a Energy Sports, fez uma parceria da Energy Sports ao Mogi Mirim, clube onde seu filho seria o novo presidente, mas que em nenhum momento cita o nome do Brasa. Muito esquisito isso!

Matéria você vê clicando aqui.

Outra informação do clube é que em 2009 ele foi inscrito para os Campeonatos Paulista Sub-11/13, mas que desistiu em seguida, e participou da XVIII Copa ClubeMZ, competição amadora e a única que o clube jogou, onde o Brasa fez uma campanha muito ruim.

Classificação da Copa ClubeMZ você vê aqui.

Antes de encerrar a matéria, mais uma informação do time: O nome Brasa é nada mais e nada menos do que BRASIL S/A, ou seja, juntaram o BRA com o S/A, e daí surgiu o BRASA. 


Um time que pouca gente sabia dessas informações. Apenas fica algumas perguntas no ar: Por que 900 mil euros de um grande clube mundial como o Benfica? Por que nunca jogou nenhuma competição oficial? Que presidente é esse que é registrado em um time na FPF mas atua em outro? Por que saiu de Araras e foi para Mirassol? Por que paga filiação para não jogar nada? Por que tantas transferências? Quando os jogadores eram do Brasa, o que jogavam? Como os times sabiam desses jogadores do Brasa? Perguntas sem respostas.


O que nos resta é aguardar e ver se esse time se manifesta em jogar alguma coisa ou vai ser apenas mais um peso na página da FPF. 

Retirada daqui
*
Nota: onde se lê FPF deve ler-se Federação Paulista de Futebol e não Federação Portuguesa de Futebol

Para entendimento deste texto podem consultar-se os relatórios de contas de