Está marcado para esta quarta-feira o arranque das obras de expansão do Sistema Regional do Carvoeiro, após a adjudicação da principal empreitada ao consórcio constituído pelas firmas DST/ABB.
Trata-se de um investimento total de 30,4 milhões euros, com candidatura ao QREN – POVT, comparticipada em 17,4 milhões de euros.
Com as suas captações no rio Vouga, na zona do Carvoeiro, as obras no SRC constam essencialmente na execução de uma nova captação superficial, em ampliação e melhorias significativas da sua ETA, no alargamento da rede aos municípios de Oliveira do Bairro e Vagos, e ao reforço da rede nos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo e Murtosa.
Após a conclusão das obras, o SRC passará a ser constituído por uma rede de 248 km de tubagem, 33 pontos de entrega, 5 estações elevatórias, captações com 12 poços/furos e uma captação superficial, e ainda uma Estação de Tratamento de Águas (ETA).
O SRC servirá uma população estimada de 400 000 pessoas, ficando preparado para um fornecimento anual superior a 15 milhões de m3.
A sessão que assinala o arranque da obra está marcado para as 18h na sede da Associação de Municípios do Carvoeiro Vouga, em Albergaria-a-Velha.
Retirada daqui