No regresso à ficção após vários anos de ausência, durante os quais publicou sobretudo livros para a infância, Francisco Duarte Mangas volta também aos cenários rurais, espaço fundamental numa obra que tem em Diário de Link, Geografia do medo e O coração transido dos mouros alguns dos seus títulos maiores.
Neste breve romance narrado a duas vozes, pela avó e pelo neto, deparamo-nos com uma história assombrada tanto pelo amor como pela vingança.
Numa aldeia remota, uma mulher vê-se segregada pelo resto da comunidade por ter tido um filho; no mesmo povoado, ocorre uma cilada que provoca a morte de várias pessoas, o que suscita uma tentativa de vingança por parte das mulheres.
O lirismo e a escrita poética de Mangas impregnam a história de uma envolvência que encontra ainda eco na forma como o autor discorre sobre a Natureza, com descrições marcantes e impressivas.
Natural de Vieira do Minho, Francisco Duarte Mangas, jornalista de profissão, já foi distinguido com vários prémios ao longo dos anos, incluindo o Eixo Atlântico de Narrativa Galega e o ITF.
(Sérgio Almeida)
TÍTULO: A rapariga dos lábios azuis
AUTOR: Francisco Duarte Mangas
EDITOR: Quetzal
PREÇO: 13.95 euros
Retirada daqui
