sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ


No regresso à ficção após vários anos de ausência, durante os quais publicou sobretudo livros para a infância, Francisco Duarte Mangas volta também aos cenários rurais, espaço fundamental numa obra que tem em Diário de Link, Geografia do medo e O coração transido dos mouros alguns dos seus títulos maiores.

Neste breve romance narrado a duas vozes, pela avó e pelo neto, deparamo-nos com uma história assombrada tanto pelo amor como pela vingança.

Numa aldeia remota, uma mulher vê-se segregada pelo resto da comunidade por ter tido um filho; no mesmo povoado, ocorre uma cilada que provoca a morte de várias pessoas, o que suscita uma tentativa de vingança por parte das mulheres.

Estes acontecimentos funestos surgem descritos de maneira diversa quer sejam narrados pela avó ou pela neto, como se cada um contasse apenas o que mais lhe convém.

O lirismo e a escrita poética de Mangas impregnam a história de uma envolvência que encontra ainda eco na forma como o autor discorre sobre a Natureza, com descrições marcantes e impressivas.

Natural de Vieira do Minho, Francisco Duarte Mangas, jornalista de profissão, já foi distinguido com vários prémios ao longo dos anos, incluindo o Eixo Atlântico de Narrativa Galega e o ITF.
(Sérgio Almeida)

TÍTULO: A rapariga dos lábios azuis
AUTOR: Francisco Duarte Mangas
EDITOR: Quetzal
PREÇO: 13.95 euros

Retirada daqui