sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ


Considerado um dos mais impenetráveis romances da história da literatura, Finnegans Wake, o último romance escrito por James Joyce, é o êxito do momento na China.
Os oito mil exemplares da edição publicada no final do ano passado esgotaram ao cabo de poucas semanas, surpreendendo a própria editora responsável pelo lançamento.

A obra, que o próprio Joyce confessou esperar que não fosse compreendida tão cedo, está escrita num estilo experimental, com palavras inventadas pelo escritor ou extraídas de dezenas de línguas.

Para a escrever, o autor de Gente de Dublin precisou de uma década, tendo finalmente concluído o livro em 1939, 17 anos depois da publicação do outro clássico, Ulisses.
Apesar da boa notícia que representou o sucesso de Finnegans Wake, o editor, Chen Xin, considera, no entanto, que a popularidade do romance de Joyce "não é uma vitória da literatura, mas o resultado da curiosidade pública na era da Internet".

Ainda segundo o mesmo editor, "apesar da sua difícil linguagem e estrutura, esta obra ocupa lugar proeminente na literatura inglesa e por isso os leitores estão dispostos a comprar um exemplar e a tentar lê-lo".

Retirada daqui