sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

INFORMAÇÃO PRIVADA vs INFORMAÇÃO PÚBLICA

Há cerca de um ano atrás, na reunião da câmara municipal de Oliveira do Bairro 29 de Março, tive ocasião de me pronunciar sobre a actual versão do boletim do município ‘Oliveira Informa’.


Nessa ocasião referi mesmo que em termos de informação ao munícipe, o ‘OI’ parecia estar ainda muito distante daquela que é divulgada por certas empresas do concelho, que dão aos munícipes informação mais pormenorizada sobre a actividade do município do que o próprio órgão de comunicação institucional do município; disse também que talvez se impusesse a formalização de um protocolo com estas empresas, no sentido de cederem ao município a informação de que dispõem, para que essa informação, claramente privilegiada, também pudesse ser veiculada pelo ‘OI’ aos munícipes do concelho. 

A propósito desta inusitada situação, foi aqui publicado um post onde se aludiu a esta estranha confusão de interesses públicos e privados.

Passou já quase um ano, e o que se pode ver na edição do ‘OI’ de Janeiro de 2013, é a visibilidade privilegiada que é dada à passagem do aniversário de uma grande empresa do concelho, em cuja administração o presidente da câmara exerce funções em acumulação com o cargo público para que foi eleito.

A acentuar a tónica da estranheza pelo acolhimento desta visibilidade de interesses privados num espaço de carácter exclusivamente público, o facto de se tratar de um texto da responsabilidade da própria empresa inserido no órgão de comunicação institucional do município!

É caso para dizer: amor com amor se paga!

Admitindo estar equivocado, cumpre-me registar que não tenho qualquer memória de em alguma outra edição do ‘OI’ ter sido dada igual visibilidade às datas aniversárias de qualquer outra empresa do concelho, tenham estas a dimensão e o volume de negócios que tiverem.

Ao que parece, trata-se de uma nova rubrica do 'OI', que em próximas edições vai dar a conhecer as restantes empresas sedeadas no concelho que integram o ranking das 1000 maiores empresas do distrito de Aveiro em 2012, publicado em finais de 2012 pelo 'Diário de Aveiro'.

O que também não deixa de ser estranho, é o facto de a versão digital do 'OI' anteontem inserida no site do município (e da qual se extraiu a imagem que encima este post), ser diferente daquela que se encontra agora publicada, diferenças estas claramente visíveis na parte superior (ao lado do título) e sob a imagem inferior, e que consubstanciam pretensas justificações para a publicação do texto tal como pode ver-se na imagem e nos pormenores infra. 






Trata-se, como é evidente, de um critério editorial de que não partilho e no qual não me revejo, mas em relação ao qual também não tenho que prestar quaisquer contas ou justificações aos munícipes; pela minha parte, enquanto vereador não executivo, faço questão de me demarcar deste tipo de actuação onde os interesses públicos e privados, se confundem e indesejavelmente se misturam. 

É por isso que a minha opção pelo reconhecimento ao tecido empresarial do concelho não vai para o registo da passagem do aniversário que uma empresa há-de comemorar apenas no dia 23 do próximo mas ainda distante mês de Setembro (!!!), mas sim para o registo aqui oportunamente feito da atribuição pelo IAPMEI do Estatuto PME Excelência 2012, a sete empresas do concelho de Oliveira do Bairro, e que são as seguintes: Anicolor-Alumínios, Ldª (91), Biselarte-Sociedade de Vidros, S.A. (165), Centrauto - Componentes Auto, Ldª (237); Duarte & Vieira, Ldª (377), Fecocivil-Ferramentas para a Construção Civil, S.A. (457), N.C.P.-Fabrico de Produtos Metálicos, S.A. (858), e Topcer - Indústria de Cerâmica, Ldª (1211).