sábado, 16 de fevereiro de 2013

APROVADO PROJECTO DE RESOLUÇÃO QUE RECOMENDA ABERTURA DA UCC DA MISERICÓRDIA DE OLIVEIRA DO BAIRRO

O grupo parlamentar do PSD crê que poderão vir a estar reunidas as condições para abrir, durante o ano de 2013, quatro unidades de cuidados continuados no distrito de Aveiro

Um projeto de resolução nesse sentido, subscrito pelos deputados aveirenses Luís Montenegro, Couto dos Santos, Amadeu Albergaria e Paulo Cavaleiro, foi aprovado por unanimidade esta sexta-feira na Assembleia da República, referindo, entre outras um pouco por todo o País, as unidades da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira (ampliação), de Vale de Cambra, da Associação do Centro Social de Escapães (Santa Maria da Feira) e da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.


O projeto de resolução recomenda ao Governo que, durante o ano de 2013, proceda à abertura das unidades de cuidados continuados julgadas tecnicamente necessárias, enquadradas espacial e temporalmente em planos de desenvolvimento regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, tendo em conta as prioridades clínicas, a garantia da qualidade nos serviços prestados e as disponibilidades financeiras.

A resposta das unidades promove a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia. “Tratando-se de um grupo de doentes tão vulneráveis, com necessidades específicas e tempos de sobrevida necessariamente mais reduzidos, é, pois, um imperativo ético e organizativo assegurar o acesso atempado a Cuidados Paliativos, imperativo esse assumido pelo atual Governo” – refere-se na resolução aprovada.

“Os Cuidados Continuados Integrados são uma matéria relativamente à qual PSD e o CDS-PP não aceitam demagogias, prometendo e construindo unidades quando não há, efetivamente, recursos humanos e financeiros para as abrir e manter, e que possam garantir sempre um elevado nível de qualidade assistencial aos seus utentes” – sustentam os dois grupos parlamentares, coautores do projeto de resolução, defendendo que “deverão ser abertas as unidades julgadas tecnicamente necessárias, enquadradas espacial e temporalmente num plano de desenvolvimento regional da RNCCI, tendo em conta as prioridades clínicas, a garantia da qualidade nos serviços prestados e as disponibilidades financeiras”.

O projeto de resolução refere-se à criação de mais de mil camas, só em 2013, englobando as várias regiões. Na região norte, entre outras, refere-se as unidades de S. João da Madeira, Vale de Cambra e Escapães, concelho de Santa Maria da Feira. 

A Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro é referida como reunindo condições para abrir na região centro.

Retirada daqui