sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SUGESTÃO DE LEITURA - PORQUE O FIM DE SEMANA ESTÁ AÍ

O politicamente correcto e os falsos consensos nada dizem a Roger Scruton, polémico pensador inglês cuja visão do mundo, conservadora e rígida, tem tantos admiradores como detractores.O mais recente livro de Scruton pouco ajudará a esbater essa controvérsia, já que apresenta um conjunto de teses susceptíveis de desencadearem acesa discussão. Afinal, um dos verdadeiros objectivos que rege a sua acção.
Basicamente, o escritor, filósofo e consumidor atribui a presente crise que varre o planeta – e a Europa muito em particular – à acumulação de erros estratégicos de tal forma graves que colocam em causa uma ordem estabelecida há séculos.
Nesta adaptação da conhecida Lei de Murphy – segundo o qual tudo o que pode correr mal irá correr mal –, o autor de “Estética da arquitectura” atribui os problemas actuais a um excesso de confiança dos governantes, incapazes de traçarem planos rigorosos que pusessem cobro à usura e especulação.
Em contraponto ao que considera ter sido uma fé cega no optimismo, que nos conduziu ao estado actual, Roger Scruton propõe a apologia do cepticismo e pessimismo, atitudes mais cautelosas que evitariam o ruir da economia.
“A esperança, desligada da fé e sem ser mitigada pela evidência da História, é uma coisa perigosa”, explana, convicto de que a auto-ilusão encerra mais danos do que benefícios.
Na mira do pensador inglês encontra-se tanto a fúria legislativa dos burocratas de Bruxelas como os pedagogos que, desdenhando da tradição, desvirtuaram a educação, ao decidirem que a mesma não tinha que ver com “a obediência e estudo mas com auto-expressão e recreação”.
O resultado da entrega dos nossos destinos colectivos a “embusteiros incompetentes” salta à vista, de acordo com Scruton, célebre pelas opiniões desassombradas em que critica de forma áspera tanto a imigração descontrolada como o fundamentalismo islâmico.
Um exemplo dessa estratégia suicida foi o incentivo irracional ao consumo: “Numa economia de crédito, em que as pessoas procuram desfrutar agora e pagar depois, a responsabilidade está constantemente a diminuir”.
(Sérgio Almeida)
TÍTULO: As Vantagens do Pessimismo
AUTOR: Roger Scruton
EDITOR: Quetzal
PREÇO: 18.50 euros

Retirada daqui