quarta-feira, 22 de agosto de 2012

OVELHAS SUÍÇAS VÃO PASSAR A AVISAR PASTORES DA PRESENÇA DE LOBOS POR SMS

As ovelhas das zonas de pastoreio da Suíça vão passar a avisar os pastores do perigo de ataque de lobos através de... sms!

Na verdade, os rebanhos vão passar a trazer uma espécie de coleira que deteta alterações no ritmo cardíaco face ao ataque de lobos. E, de seguida, um chip envia um sms ao telemóvel do pastor avisando-o do perigo iminente.

Os ataques de lobos a rebanhos têm constituído uma dor de cabeça para os pastores suíços. Em muitos casos, as ovelhas, assustadas debandam a fugir e derrubam as cercas dos pastos onde se encontram.
Certo da necessidade de arranjar forma de pôr fim à mortandade dos animais, um biólogo suíço inventou uma coleira que permite monotorizar o ritmo cardíaco das ovelhas e, assim, detetar quando estão angustiadas devido ao ataque de lobos.
O biólogo, Jean-Marc Landry, baseou-se no facto de o ritmo cardíaco daqueles animais ser de 60 a 80 pulsações por minuto quando estão calmas. Contudo, perante o ataque de um lobo, o ritmo cardíaco triplica.
É nessa ocasião que a coleira cumprirá a sua missão. Um dispositivo mede a variação de ritmo cardíaco e, ato contínuo, um chip envia um sms para o telemóvel do pastor. Para além disso, é emitido um sinal sonoro forte que visa assustar os lobos.
As coleiras já foram testadas nos Alpes de Berna, tendo, para tanto, as ovelhas sido assustadas por cães-lobos.
No próximo Outono, as coleiras serão fabricadas e colocadas nos rebanhos. Contudo, o investigador não pretende ficar por aí, já que pretende atingir um objetivo maior: fazer com que a coleira ative um mecanismo que borrife os lobos com produtos químicos.

A invenção irá ser seguida de perto por países como a França e Noruega, de forma a virem, mais tarde, a implementar as coleiras nos seus rebanhos.

Retirada daqui