domingo, 19 de agosto de 2012

OS OLHOS PELAS NOTÍCIAS


Férias? Pode ser, deve ser, urge que sejam, existam, se concretizem.

Faz-se uma pausa na correria alucinante do dia a dia e ficamos com água na boca e vontade de mais. Mas, ao mesmo tempo, sentimos que perdemos as ultimas notícias.Depois, perguntam-nos que andamos a fazer que não temos dito nada e respondemos que não há nada para dizer.

Na verdade passamos os olhos pelos jornais e sentimos que não há muito para dizer. Os dias não avançaram nos comentários derrotistas e as imagens escolhidas a dedo para chegar onde se pretende, pululam por aí. Pululam,... verbo engraçado,..pulular por aí....É exemplo disso a fotomontagem feita a Passos Coelho aquando da sua ida ao super mercado como qualquer vulgar cidadão. ( Não viram o grupo de seguranças fardados na fotomontagem?!)

Os combustíveis subiram novamente, "mais um bocadinho". "Até parecem eu" quando me sirvo de pouco de cada vez e acabo por comer muito mais que os restantes que não repetem.

Nos jogos olímpicos só conseguimos uma medalha de prata o que implica, ao que parece, que Vicente Moura não se recandidate e deixe pois a presidência do Comité Olímpico Português, mas só em 2013, ano de todas as decisões constitucionais e inconstitucionais.

Glenn Close é candidata ao Óscar de Melhor Atriz pelo desempenho no filme em que surge como mordomo e fazendo-se passar por homem ao longo de 20 anos. Parece que Joana D'Arc já conseguira a proeza, não durante muito tempo é certo mas com resultados mais imediatos e históricos.

Em Marte, depois da sonda que lá chegou e foi motivo de tanta alegria, vai correr um Reality show uma vez que "Mars One" vai fazer aterrar quatro astronautas em Marte 10 anos depois de 2013.

As rendas de casa também vão aumentar e em 15 de Agosto anunciam-se greves... Não é Feriado?

O professor Marcelo Rebelo de Sousa defendeu a saída de 3 ministros do Governo na área da Economia da Agricultura, e claro dos Assuntos Parlamentares que se não for dito muito devagarinho parece " dos assuntos paralamentares".

O BANIF cortou a sua força laboral, a Motorola também entre muitas outras. Isto, significa simplesmente que o direito ao trabalho, Direito Fundamental, é todos os dias limitado. Ao mesmo tempo Bruxelas reúne-se para discutir a subida dos preços do alimentos nomeadamente do milho, por culpa da seca nos EUA, estando também o G-20 a preparar medidas de resposta à situação. Mais umas refeições bem feitas servidas à mesa da discussão e não se percebe se vão repensar os preços dos alimentos se a seca nos EUA.

Por falar em seca, o país, como todos os anos, continua a arder em várias frentes e sentidos e ainda na semana passada morreu mais um bombeiro. Aqui ao lado em Espanha o panorama também não é melhor em várias frentes e...nos vários sentidos.

Os técnicos de apoio à comissão parlamentar dizem que "o Estado português vai precisar de acumular "excedentes primários duradouros" e de contar com o regresso da economia ao crescimento para inverter a tendência de aumento da dívida pública. Não percebi bem o que querem dizer mas isso deve-se apenas ao facto de eles serem técnicos e eu não.

Jerónimo Martins ( perdão, de Sousa ) quer apurar a verdade no caso dos submarinos e chama deficiente motor a um coxo, o que nada tem de mal, não fora o facto de dar cabo do ditado português que reza há séculos que se apanha mais depressa um mentiroso que um coxo. E que dito como ele disse, até parece que o mentiroso fica em desvantagem e chegamos a ter pena do malandrim.

Paulo Portas está como eu porque tem acompanhado pouco as notícias e a actividade política nas férias.O nosso primeiro ministro faz férias e noto, para espanto meu, que envelheceu. Já não tem aquele ar de jovem cheio de energia e falta de experiência e passou a ter um ar cansado e desgastado de quem vive o mundo da política. Como diz o Povo :- Elas não matam mas...moem. E não digo ao jeito de Jerónimo Martins que elas não matam mas causam stress, cãs prematuras e angustias porque desvirtuaria tudo o que o ditado pretende dizer.
A novas normas relativas a estrangeiros em território português merecem uma cuidada leitura e reflexão assim como o facto do limite permitido de taxa de álcool no sangue baixar para jovens e profissionais do volante o que no entanto, a meu ver, deveria baixar simplesmente para tolerância zero para todo e qualquer cidadão. Mas isto sou eu que não acredito no velho ditado português que diz que "ao menino e ao borracho....".
Bem e numa rápida passagem de olhos pelas notícias termino com aquele jogador enorme que fez desmaiar o árbitro.Parece que Luisão deu um encosto em Christian Fischer, e o homem que é árbitro e até deve ter preparação física para correr um jogo inteiro atrás dos jogadores, foi-se "abaixo das canetas". E não digam que eu sou tendenciosa porque até sou sportinguista.
Ah! Já agora, é verdade, deixei de ligar o ar condicionado porque para além de nunca estarem devidamente limpos e ser alérgica a pós, parece que servem para espiar as pessoas! E eu que pensava que só os Tms e telefones e Pcs é que eram canais de "espiação" ( com "s" mesmo pois claro) .
Tenham uma boa continuação de um Agosto com Verão e mar flat para quem gosta de ir a banhos como eu ou então uns bons Floater para os amantes de surf.

Boas leituras.

Adelina Barradas de Oliveira, aqui