Aos dezassete anos, Brian Banks era um desportista extremamente promissor.
Foi então que entraram na sua vida uma rapariga chamada Wanetta e a sua mãe.
Na realidade, ele já conhecia Wanetta desde a infância. Mas nessa altura começaram a namorar. E a mãe de Wanette terá percebido que havia uma oportunidade de fazer dinheiro fácil.
Wanette queria ser sua amiga no Facebook.
Como jovem estrela, Brian era um alvo apetecível. As duas mulheres resolveram acusá-lo de violação. Wanetta disse que ele a forçara a ter sexo durante um encontro, quando ela ainda era virgem.
Parece que nada era verdade, nem a virgindade (segundo amigos de Wanetta) nem a violação. Mas a acusação pegou. Brian enfrentava 41 anos de cadeia, e o seu advogado aconselhou-o a fazer um acordo. A troco de admitir os 'factos', recebeu uma pena menor.
Cumpriu seis anos, passou outros cinco em liberdade condicional. E um dia teve uma surpresa: a sua ex-namorada e acusadora queria ser sua amiga no Facebook.
Ambos sabiam que a história da violação era falsa, e era inevitável que isso aparecesse em qualquer conversa entre ambos. Mas Brian queria que se tornasse oficial. Como fazer?
Tribunal recusou reabrir o processo.
Resolveu contactar um detective privado, que instalou uma câmara secreta no encontro que finalmente aconteceu entre Brian e Wanetta. Durante uma conversa amigável, Wanetta reconheceu que mentira, mas disse que o passado era passado, e não tencionava mudar a sua versão dos factos - para não ter de devolver a imdemnização milionaria que lhe pagara o liceu de Long Beach, onde ambos estudavam quando tudo (não) acontecera.
Parece que Wanetta e a sua mãe, quando receberam esse dinheiro, começaram a gastar sem controle. Carros, roupa, viagens, jóias... rapidamente perderam tudo. Brian não queria o dinheiro, mas precisava de limpar o seu nome. Foi a tribunal com a gravação e pediu a reabertura do processo. Foi-lhe instantaneamente negada, em Maio passado.
Actualmente ele continua a tentar limpar o seu nome, apoiado por uma organização que lida com falsas condenações. Há pouco deu uma conferência de imprensa na qual não conteve as lágrimas.
Antigos colegas no desporto já se ofereceram para lhe dar uma segunda oportunidade. Aos 26 anos, ele continua a sonhar.
Retirada daqui