quinta-feira, 24 de maio de 2012

FORÇA SÓNIA, ESTAMOS TODOS AO TEU LADO

O exercício do poder exerce em muitas pessoas um fascínio que muitas vezes conduz ao culto de um poder vaidoso e cego, que esquece rapidamente a razão da sua existência; uma existência que por ser efémera deveria apelar ao dar e fazer o melhor, tão imprevisível deve ser considerada a continuidade do exercício do poder.


É que, quem está na política, tendo que exercer autoridade não pode deixar de ser humilde, desprendido e compreensivo; tendo que defender apaixonadamente as suas ideias, não pode deixar de ser honesto e recto, sensível e respeitador para com os outros.

São valores que se espera que os outros reconheçam, pois, a não ser assim, todos, uns e outros, estarão equivocados e o resultado será a destruição do próprio poder.

Em Oliveira do Bairro, a Comissão Permanente da Assembleia Municipal deliberou dar posse à Sónia Silva, como membro efectivo da Assembleia Municipal; para o efeito, os respectivos membros deslocaram-se propositadamente ao Instituto Português de Oncologia, em Coimbra, para a realização desse acto solene e formal.

Enquanto autarca, mas principalmente como munícipe, manifesto aqui o meu apreço por este gesto de grande nobreza e elevação política, felicitando todos os elementos da Comissão Permanente da Assembleia Municipal pela sua deliberação e pela sua disponibilidade, porque eleva bem alto não só  o nome do órgão a que pertencem, mas também a actividade política concelhia em geral.

A humanidade de hoje tem necessidade de tomar consciência dos valores políticos, integrados num autêntico humanismo.

Como ensinou S. Tomás de Aquino, a política deve – e pode – preparar as comunidades para a salvação: não tem poder salvífico, mas é propedêutica da salvação.

O acto de ontem é, infelizmente, um exemplo raro; mas a nobreza que enforma esse gesto marcou pontos na humanidade e aumentou substancialmente a dignidade da política.


Força Sónia, estamos todos ao teu lado.