O anúncio, ontem aqui feito, da venda a uma empresa chinesa da área do comunicação
social, de cerca de 2 cêntimos de 49% do capital do http://falemossinceramente.blogspot.com/, foi uma mentira de 1 de Abril.
É tradição organizar partidas ou contar mentiras a amigos, familiares e colegas de trabalho, com o objectivo de propagarem informação falsa ou comportarem-se de determinada forma. Por se esquecerem que o dia 1 de Abril é o Dia das Mentiras, muitas pessoas acabam por acreditar em histórias que pouco ou nada têm de verídico.
A internet provou ser a ferramenta ideal para propagar a tradição das mentiras no dia 1 de Abril e as redes sociais são veículos preferenciais para difundir mentiras.
Acredita-se que o dia 1 de Abril seja considerado Dia das Mentiras desde que em França, em meados do século XVI, foi adotado o Calendário Gregoriano. O Ano Novo, anteriormente comemorado a 25 de Março, e com festas que duravam até 1 de Abril, passou a ser comemorado a 1 de Janeiro.
Aos franceses que resistiram à mudança de calendário, e ainda consideravam 1 de Abril como início do ano, começaram a ser enviados presentes estranhos e convites para festividades inventadas.