sábado, 7 de abril de 2012

ESTÁ-NOS A SAIR DO LOMBO OU ESTÃO-NOS A TIRAR A PELE…

1. Esta afirmação foi feita pelo primeiro-ministro Passos Coelho no congresso do PSD.

«Nestes nove meses, nós no Governo temos cumprido com aquilo que prometemos»…«está-nos a sair do lombo, está-nos a sair da pele».
Que lata!... pois se foi este senhor que, antes de ser eleito, prometeu solenemente que não aumentaria os impostos e jamais cortaria os subsídios de Natal e de Férias é agora o responsável pela carnificina que caiu sobre os portugueses (a imagem é do próprio Passos Coelho). 

Corta-se no lombo, se é que ainda o há, e esfola-se a pele até ao tutano. Afirmações muito infelizes do homem que prometeu benesses e se transformou no carrasco bem acolitado por um sacristão fervoroso na tortura: o ministro Gaspar. Cada vez que estas sinistras figuras aparecem, os portugueses tremem.

Precursores
2. Sócrates e os seus ministros estão a ser investigados por gestão danosa de milhões de euros. Bem me parecia, mas os iluminados branqueavam esta política de esbanjamento, que também contribuiu para o esfolamento da plebe e enriquecimento fraudulento da nobreza. Na berra e, sob investigação da Assembleia da Republica, está a empresa socrática Parque Escolar.
Maria de Lourdes Rodrigues, a “sinistra” ministra da Educação, e Isabel Alçada, a melíflua sucessora, têm que prestar contas à AR para já. O Tribunal de Contas detectou cerca de 500 milhões de euros de despesas e pagamentos ilegais, «em virtude da não submissão a visto do Tribunal de Contas» por parte da Parque Escolar em relação a 34 contratos de empreitada e de aquisição de bens e serviços entre 2007 e 2009. Derrapagens, ilegalidades agora premiadas, com tachos bem untados (exemplos não faltam), ou as “nababas vacances”  de ex-primeiros ministros.
O nosso lombo e a nossa pele já estão há muito a serem usados….

Ataque ao comércio…
3. Mas tudo isto não acontece só a nível nacional. A insensibilidade local, o esbanjamento de milhões que temos vindo a revelar, com as faraónicas obras que, sem critério especial ou mais valia, vão desfeando ou destruindo o que de melhor se tinha, como jardins, locais antes aprazíveis e agora áridos e sem conforto, têm vindo a desertificar esta Águeda antes a Linda. (vejam e comentem as obras nos jardins em frente ao Hospital e junto ao Rio)
Refiro hoje de novo a insensibilidade da fúria coimativa dos ditos fiscais municipais do estacionamento, que, como eles próprios dizem, cumprem as ordens rigorosas do Presidente. A cidade que infelizmente tem um comércio, que sofre a concorrência das grandes superfícies e da proximidade de Aveiro, tem agora este handicap da perseguição destes indivíduos muito malquistos, que afastam ainda mais os possíveis clientes… Suponho que da parte do Sr. Presidente, devido à sua origem, deveria haver mais atenção para este facto.
Aconteceu esta semana numa das lojas que ainda luta pela qualidade: um cliente parou em frente e foi adquirir um produto dessa loja (foi o próprio proprietário que descreveu). Cinco minutos depois, quando saiu, já estava multado… Os zelosos disseram que tinham ordens para não avisar.
Pergunta-se: acham que estão a proteger a actividade comercial? As ruas passaram a estar desertas e as lojas às moscas….
Também aqui o sacrifício nos está a sair do lombo…

Santos Silva, no 'Região de Águeda' de 4 de Abril de 2012