terça-feira, 3 de abril de 2012

A DESACTIVAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO CONCELHO DE OLIVEIRA DO BAIRRO

Com a aproximação do termo das obras dos pólos escolares de Bustos e Oiã Poente e Nascente, serão desactivadas mais Escolas Primárias no concelho de Oliveira do Bairro.

Tratando-se de estruturas do município com dignidade, lancei na última reunião do executivo municipal um repto à senhora vereadora da cultura, tendo em vista a promoção do próprio município, para que na altura da sua desactivação, sejam adaptados os edifícios de duas dessas Escolas Primárias a alojamentos municipais, com camaratas, instalações sanitárias e sala para refeições, com pontos de disponibilização de bicicletas que permitam conhecer o concelho, aproveitando a parceria estabelecida pela Comunidade Intermunicipal da Regiãode Aveiro com a ABIMOTA tendo em vista a promoção do uso da bicicleta, assim permitindo uma maior implementação no concelho da Agenda 21 Local, sendo que uma destas Escolas talvez pudesse ser a de Perrães, tendo em conta a futura requalificação do Parque do Prego, podendo a outra ser a de Bustos.

Na mesma linha, alvitrei a possibilidade de um outra dessas Escolas, que poderia ser a de Águas Boas considerando o facto de se localizar no centro da localidade, poder ser adaptada a unidade de habitação municipal de emergência, que permita resolver situações de desalojamento imprevisto, em consequência de um incêndio, de um acidente, de um despejo, ou de um caso de necessidade social emergente.

E por fim, uma outra Escola, que poderia ser a do Silveiro, poderia ser convertida num pequeno Museu da História Escolar do Concelho, onde possam ser preservadas as memórias do ensino concelhio, como os mapas, os cruxifixos, as carteiras, os tinteiros, os aparos, as lousas, as réguas, etc., etc.

Ficaram as ideias. Quanto ao seu aproveitamento, o presidente da câmara foi absolutamente claro ao declarar não ser essa a visão do executivo...

Trata-se de uma resposta que me deixou absolutamente tranquilo, uma vez que, lá mais para diante, uma destas ideias será certamente apresentada pelo executivo como pioneira e inédita!