Disputou-se no domingo em Albufeira o “Cross das Amendoeiras em flor”, que englobou o campeonato nacional de corta-mato longo para séniores, juvenis e juniores.
A ADERCUS esteve representada em todos os escalões do campeonato nacional, com o destaque para o desempenho da equipa sénior feminina, que voltou a subir ao pódio, no 3º lugar.
A vitória foi obtida pelo Maratona Clube de Portugal que colocou as quatro primeiras atletas pontuáveis nos cinco primeiros lugares. Seguiu-se o Sporting Clube de Braga, no 2º lugar, e a ADERCUS foi a 3ª equipa, com o contributo de Carla Martinho 14ª, Sara Carvalho 17ª, Joana Nunes 19ª, Elisabete Azevedo 22ª, Carina Marques 26ª e Mónica Simões 28ª.
A equipa de atletismo da Serena, de Oliveira do Bairro juntou desta vez mais um troféu nacional ao alcançado em Benavente, no campeonato de estrada, seguindo-se já dentro de duas semanas o campeonato nacional de corta-mato curto a disputar em Guimarães.
Nos escalões mais jovens, os atletas bairradinos também estiveram em bom plano, com o juvenil de primeira época Daniel Moreira a cortar a meta no 14º lugar, e a equipa composta pelos colegas Márcio Gouveia, José Costa, Sócrates Borras e Dmytro Bondarenko a classificar-se no 6º lugar. Na corrida feminina, Soraia Silva que tinha possibilidade de lutar por lugares cimeiros, desistiu face às debilidades físicas provocadas por uma infeção respiratória que contraiu durante a última semana.
Na corrida de juniores, Rute Silva foi a 10ª classificada e nos masculinos Miguel Gouveia foi o 34º.
De referir ainda o bom desempenho de duas atletas aveirenses, residentes no concelho de Oliveira do Bairro, tendo Anália Rosa, do Maratona Clube de Portugal, subido ao pódio como vice-campeã nacional, e Sara Pinho, do Sporting Clube de Portugal, a 12ª classificada.
A participação da ADERCUS foi possível neste campeonato nacional com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro ao nível do transporte, sem o qual seria muito difícil permitir a deslocação de todos os atletas.
Retirada daqui