Por muito altruístas que sejam os nossos propósitos, no sentido de auxiliar o próximo (neste caso oferecendo dinheiro) em qualquer paragem deste mundo, acabamos sempre por esbarrar ou com a desconfiança das pessoas ou por despertar nelas um certo sentimento de ganância.
E isto verifica-se quer nos situemos na Europa, em África ou noutra latitude qualquer. Já para não falar que, por incrível que pareça, até as próprias paisagens se repetem.
Estas conclusões terão de vez clarificado o universo interior de Will - atormentado com a morte do seu grande amigo Jack - que, inesperadamente, recebe uma considerável maquia e decide realizar uma volta ao Mundo com o objectivo de doar o dinheiro. Para cumprir este objectivo convence Hand a partir para a aventura. E é essa pequena odisseia, que dura uma semana, que vivemos em Conhecereis a nossa velocidade!, de Dave Eggers.
No entanto, nem tudo corre bem aos dois companheiros que começaram por traçar ambiciosos planos pelas mais díspares paragens do Planeta: dispunham apenas de uma semana de férias e, em vários países, era necessário um visto , o que, a solicitar junto de algumas embaixadas, iria demorar o tempo de que dispunham para cumprirem a tarefa.
Depois de muitas hesitações, de várias perguntas junto de balcões de aeroportos e agências de viagens, Will e Hand seguiram as hipóteses possíveis: Senegal, Marrocos, Estónia, Letónia e regresso ao México e aos Estados Unidos, respectivamente.
Will tem um pensamento curioso que nos diz respeito a todos: “Eu não pensava em Portugal como agradável, embora jamais tivesse visto alguma imagem, nem me lembrasse de nenhuma. Quando ouvia a palavra Portugal, eu pensava em Madagáscar, coberto de mato, pobre, as árvores a abarrotarem de lémures...”. Será que há muita gente a partilhar esta ideia sobre o nosso país?
Dave Eggers é uma das revelações da literatura norte-americana dos últimos tempos, sendo comparado a vultos como Salinger ou Kerouac. A sua escrita reveste-se de uma admirável fluidez, que faz com que acompanhemos a sua narrativa com interesse constante, da primeira à úiltima página.
(Rui Branco)
TÍTULO: Conhecereis a nossa velocidade!
AUTOR: Dave Eggers
EDITOR: Quetzal
PREÇO: 21.90 euros
Retirada daqui