Bombaim - A um mundo de distância, de Thrity Umrigar, porporciona-nos um mergulho na cultura indiana. Não sendo propriamente uma revelação, este romance deixa-nos no íntimo, no entanto, alguns traços de perplexidade.
Aqui seguimos a história de duas mulheres, Bhima, uma empregada doméstica, e da patroa, Sera Durbash. Há todo um mundo a separá-las, apesar da amizade que as une. A primeira vive no bairro de lata, enquanto a segunda pertence a uma casta rica.
O retrato do local onde vive Bhima deixa-nos incomodados, pois, por exemplo, o quarto de banho é comunitário e em sua casa há um esgoto a céu aberto. Entre o seu lar e o de Sera, a idosa indiana como que se movimenta entre o Inferno e o Paraíso, algo que faz há 20 anos. Todavia, há algo que as aproxima e que nos diz que a conta bancária, as diferenças sociais e religiosas não são decisivas para o resto das nossas vidas: a infelicidade que marcou os seus casamentos.
Tudo vai precipitar-se quando a neta de Bhima, a jovem Maya, de apenas 17 anos, aparece grávida. Num mundo marcado pela intolerância, resta à avó procurar uma solução rápida, que pode passar pelo casamento ou pelo aborto.
As descrições de ambientes que Thrity Umrigar faz são de um notável realismo, onde conseguimos por vezes sentir até os cheiros de uma Índia contemporânea.
(Rui Branco)
TÍTULO: Bombaim - a um Mundo de distância
AUTOR: Thrity Umrigar
EDITOR: Presença
PREÇO: 17.90 euros
Retirada daqui