segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONTINUA A SAGA: EM 2012 AUMENTA O PREÇO DA ÁGUA NOS CONCELHOS SERVIDOS PELA AdRA

A população de Vagos vai ser a mais penalizada com o aumento das tarifas cobradas pela Águas da Região de Aveiro (AdRA) em 2012.

Para um consumo médio mensal de dez mil litros de água (10 metros cúbicos), a subida será de 4,25 euros naquele concelho, um dos dez servidos pela empresa. O aumento menos violento irá verificar-se em Albergaria-a-Velha, com 85 cêntimos, e depois em Aveiro, com 1,21 cêntimos. Nos restantes oito municípios, a actualização de preços é superior aos três euros.

A disparidade dos aumentos nos dez concelhos deve-se à pretendida uniformização das tarifas até 2014, explica a empresa liderada por Manuel Fernandes Thomaz.

Nos municípios “com maior distância ao custo real”, com Vagos à cabeça, há o “compromisso para fazer esta actualização necessária de forma gradual”, esclarece a AdRA.

“Em 2012, certos municípios terão uma actualização tarifária residual, sendo que os ajustes efectuados são justificados unicamente pela inflação prevista ou por pequenos ajustes de preço. Estes municípios já tinham tarifas a um nível que permitia cobrir na totalidade, ou em grande medida, os custos associados ao fornecimento dos serviços e das necessidades de financiamento e investimento previstos”, acrescenta a responsável pelos serviços de água e saneamento na região

Retirada daqui