quarta-feira, 22 de junho de 2011

PRODUTORES DE BATATA DO DISTRITO DE AVEIRO REVOLTADOS COM PREÇOS DE PRODUÇÃO

Os produtores de batata do distrito de Aveiro afirmaram hoje estar revoltados com os preços «miseráveis» pagos na produção e defendem um escoamento organizado a preços compensadores.

Segundo Albino Silva, presidente da Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA), o preço do quilo de batata pago ao produtor é, actualmente, de 11 cêntimos para a vermelha e 10 cêntimos para a branca.

«É um valor muito mais baixo do que foi pago no ano passado. São preços que não pagam os custos de produção, nem sequer o próprio trabalho», adiantou o presidente da ALDA.

Durante uma conferência de imprensa realizada hoje na Junta de Freguesia do Troviscal, Oliveira do Bairro, os produtores reclamaram a intervenção do Ministério da Agricultura, para que sejam tomadas medidas para ajudar o sector.

«Queremos que se faça um levantamento de todas as áreas da produção de batata e o escoamento organizado a preços compensadores», disse Albino Silva, que defende um preço indicativo de 20 cêntimos para a batata vermelha e 15 cêntimos para a branca.

«Só assim é possível a agricultura sobreviver. De outra forma é revoltante esta situação», acrescentou.

Os produtores defendem ainda que a batata devia ser escoada em primeiro lugar pelas grandes superfícies, sustentando que não há necessidade de se estar a importar batata.

«Tanta batata que estamos aqui a tirar e tanta batata que temos ainda por escoar e estamos neste momento a importar toneladas de batata. O governo tem de pôr mãos às importações e à especulação dos preços, porque os consumidores também são vitimas dos altos preços pagos nas grandes superfícies», referiu Albino Silva.

O presidente da ALDA aproveitou ainda a oportunidade para desejar à nova ministra da Agricultura, Assunção Cristas, «um bom trabalho em defesa dos agricultores e da pequena e média agricultura familiar portuguesa e que tenha em conta as reivindicações da Confederação Nacional da Agricultura».

Retirada daqui