sábado, 14 de maio de 2011

PEDRO E FÁBIO GARANTEM TERCEIRO LUGAR AO INSTITUTO DE PROMOÇÃO SOCIAL DE BUSTOS EM CONCURSO DE MATEMÁTICA

Trezentas e dez equipas de dois alunos, vindas de todo o país: seiscentos alunos que passaram por um filtro prévio de provas (RedeMat) que consistiram na resolução cronometrada, online, de 20 problemas de Matemática.

Nessa eliminatória, em que participaram milhares de alunos, houve dois que marcaram a diferença: Fábio Barbosa e Pedro Santos, alunos do 12ºano das turma A e B do IPSB.

Estes dois discretos jovens da nossa escola destacaram-se dos demais pois foram, nessa altura, os únicos no país que acertaram a totalidade das questões no tempo mais rápido de todos. Resultado? - Apuramento imediato!

Nos treinos, que se realizaram no dia da final, o Fábio e o Pedro conseguiram tempos inferiores a 3 minutos e, no momento da finalíssima, conseguiram resolver todos os problemas em 4:31 min, o que os levou para um brilhante 3º lugar no alinhamento final de heróis da Matemática.

Estes jovens, reconhecidos pelo seu fairplay, modéstia, cavalheirismo e uma invejável capacidade de trabalho, saem dignamente deste evento, reforçando, ainda mais, a excelência a que nos vêm habituando! A prof. Lília Belchior, delegada do Grupo de Matemática, coordenadora do projecto na escola e acompanhante dos alunos, reforça a importância destes resultados, que motivam os alunos envolvidos, os seus colegas e também os professores. As vitórias e as derrotas são sempre, para nós, motivo de análise e uma boa matriz para criar e implementar estratégias de consolidação ou melhorias no processo de aprendizagem.

Um concurso que visa estimular o gosto pela Matemática e valorizar alunos que se destacam, a nível nacional, neste domínio, não será completamente inocente e muitos “olheiros” das universidades estão atentos ao que se passa. Não temos dúvidas, pois, que estes alunos terão as portas bem abertas em qualquer instituição de ensino superior do país o que, só por si, é meritório.

Pedro e Fábio, continuem a suportar o vosso talento natural com trabalho - os resultados, depois, falarão por si.

Retirada daqui