Desemprego vai atingir 12,4% da população activa.
Portugal será o único Estado-membro da zona euro em recessão no próximo ano. Mais: em 2012, nenhuma economia europeia vai fazer companhia à portuguesa no recuo do PIB.
Além de destruir riqueza, o País vai continuar a destruir postos de trabalho, com a taxa de desemprego a disparar para 12,4%, um dos valores mais altos dentro da moeda única.
De acordo com o World Economic Outlook, publicado ontem pelo FMI, a economia portuguesa vai recuar 1,5% este ano - a previsão anterior era de uma quebra de 0,5%. É a previsão mais pessimista avançada até ao momento para o país. E não incorpora ainda o impacto do programa de austeridade que será exigido pela Comissão Europeia e pelo próprio Fundo, na sequência do pedido de ajuda externa feito pelo Governo.
Pior que Portugal, só a Grécia, que deverá recuar 3%. Mas isso em 2011. Para o ano, nenhuma economia da União Europeia fará pior que a portuguesa em termos de crescimento. É que Portugal vai ser o único estado-membro da Europa a 27 a destruir riqueza em 2012.
Luís Reis Pires, aqui