"Hoje em dia não podemos ser adversos à mudança, já que a sociedade está em constante evolução" - Fernando Silva, gerente da Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro
Data de criação 1977
Volume de negócios 13,55 milhões de euros
Produção exportada 5,4%
Número de funcionários 64
Produtores associados 4.500
A Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira do Bairro, CRL, surgia entre "ideias e ideais" em 1977 com o objectivo de ir ao encontro das necessidades dos produtores da região, marcadamente agrícola.
"A Calcob nasceu do sonho de alguns agricultores, na busca de uma vida melhor para si e para as suas famílias e, hoje, é a realidade de centenas de pessoas que acreditam no cooperativismo e na força do trabalho em conjunto", faz questão de salientar Fernando Silva.
Na altura em que a cooperativa foi criada as adversidades eram diferentes e, ao longo dos vários anos de existência, foram muitas as mudanças sentidas ao nível do funcionamento da cooperativa, das estruturas, da diversificação dos produtos, da multiplicação dos postos de trabalho, da adaptação dos objectivos, mas todo o processo evolutivo foi sendo gradual, refere o gerente. "Hoje em dia não podemos ser adversos à mudança, já que a sociedade está em constante evolução. Por isso aprendemos a ver uma continuidade na mudança".
Na opinião de Fernando Silva, a continuidade deve ser um aspecto assegurado no projecto de uma cooperativa. "Apesar de termos uma visão de futuro, nunca devemos relegar a continuidade, porque a continuidade implica estabilidade e a mudança inovação, e do equilíbrio entre ambas é que se constrói uma base sólida de crescimento".
Retirada daqui