quarta-feira, 23 de março de 2011

VOLUNTÁRIOS VOLTARAM A AJUDAR A LIMPAR OLIVEIRA DO BAIRRO

O Município de Oliveira do Bairro voltou a associar-se este sábado, 19 de Março, pelo segundo ano consecutivo à iniciativa nacional Limpar Portugal.

O balanço deste segundo ano de Limpar Portugal em Oliveira do Bairro é francamente positivo. Apesar de ter mobilizado menos pessoas que no ano passado, foi bastante participada e revelou que felizmente começamos a contar com população cada vez mais atenta e sensível às questões ambientais.

Durante a manhã de sábado, e pelas 6 freguesias do concelho, duzentos e cinquenta voluntários, de várias faixas etárias, estiveram envolvidos em caminhadas de limpeza, e percursos de bicicleta para identificação e registo de áreas a limpar. Foram parceiros nesta iniciativa, as Juntas de Freguesia, o Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, o Instituto de Promoção Social de Bustos, a empresa I. Neto, que se dedica à gestão de resíduos orgânicos e consultoria na área do ambiente, a SUMA e a SIMRIA.

Este ano o desafio passava, essencialmente, por concentrar a acção na limpeza de plásticos, vidros, papel/cartão e metais. A iniciativa arrancou pelas 9 horas, praticamente em todos os pontos de encontro, com a concentração e distribuição de luvas, sacos e t-shirts pelos voluntários. Os voluntários ficaram-se essencialmente pelos resíduos facilmente separáveis e passíveis de reciclagem

Devido à quantidade e à dimensão de alguns dos resíduos que foram sendo identificados, vários locais exigiam a presença das máquinas que estavam a dar apoio a esta acção, como aconteceu em Bustos. Em todas as freguesias os voluntários contaram com o apoio permanente de carrinhas que se foram enchendo de sacos carregados de lixo. A equipa territorial do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) foi acompanhando os vários grupos no terreno e recolhendo elementos para se possível identificar os infractores dos atentados verificados.

A quantidade total de resíduos recolhidos só será contabilizada no final desta semana. Até sexta-feira as várias juntas de freguesia vão continuar a transportar os resíduos identificados em determinados locais. No caso dos indiferenciados serão transportados para o aterro de Taboeira, em Aveiro, através da SUMA, parceira neste projecto.

A campanha de sensibilização não se encerra com este dia L, mas vai continuar, já que a visão do antes e do depois do Limpar Portugal em Oliveira do Bairro, vai ser alvo de uma exposição itinerante com abertura marcada para Junho, aquando do Viva as Associações, que deverá passar pelas Juntas de Freguesia e algumas escolas do concelho.

Retirada daqui