Portugal Continental e a Madeira voltam ao horário de verão ao adiantar os relógios 60 minutos à 01:00 de domingo, para as 02:00, enquanto nos Açores a alteração realiza-se às 00:00.
Horário de Verão é a alteração do horário de uma região,designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adoptado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome em português, espanhol, alemão e outras línguas. Em inglês, por exemplo, o termo "Daylight saving time" (Horário de economia com luz do dia, em tradução livre) enfatiza a função prática da operação, enquanto em italiano "Ora legale" (Hora legal), destaca o carácter artificial da medida.
A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz eléctrica. Mas sua ideia não sensibilizou nem o governo do seu país, nem o da França, onde foi publicado um artigo seu sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.
Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronómica Real tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adoptar a prática. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Os críticos do horário de verão alegam que a medida afecta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.
