Cinco sobremesas de legumes com chocolate foram especialmente criadas para o Festival Internacional de Chocolate, que decorre em Óbidos, até 3 de abril, apostando cada vez mais na gastronomia criativa.
Cenoura, beterraba, funcho e pimento vermelho, com ou sem maçã, mas todos com chocolate são as sobremesas surpresa que a marca de chocolate que patrocina o festival disponibiliza todos os dias na Galeria Ogiva, em Óbidos.
"As pessoas estão sempre a dizer que as crianças não gostam de comer legumes à refeição, pois bem, vamos dar-lhas à sobremesa", disse à Lusa Patrick Mignot, representante da Valrhona Portugal.
Concorrendo na ementa com iguarias como espetadas de ananás com baunilha, bolo exótico de manga ou tarte de chocolate e banana, entre as sobremesas da marca destacam-se igualmente receitas especiais para diabéticos. "O chocolate é bom para a saúde e pode ser apreciado por todos", sublinha o responsável pela marca.
Dezenas de variedades de bombons e as especialidades de chocolate quente e chá com chocolate, são o principal atractivo do Chocolate Lounge (na Praça de Santa Maria).
"O chocolate quente é o mais vendido, mas temos muitos pedidos de chá para levar", pedido que a organização do festival não consegue ainda satisfazer por o produto não ser fabricado em quantidade suficiente para vender fora do festival.
O Chocolate Lounge e a Galeria Ogiva encontram-se abertos ao público diariamente. Já o recinto do Festival Internacional de Chocolate (na cerca do Castelo) funciona, pela primeira vez, com abertura ao público apenas entre quinta-feira e domingo.
O festival tem entre as principais atracções a gastronomia criativa, a cargo de chefs como Henrique Sacchetti (dia 24), Fausto Airoldi (25), Chakal (26) e Leonel Pereira (27).
A IX edição do festival conta ainda com a participação da dupla de estilistas Storytailors, na passagem de modelos de chocolate, a 2 de Abril.
Cerca de "50 mil pessoas passaram pelo certame durante os primeiros quatro dias", disse à Lusa o responsável pelo Festival, José Parreira, que apela aos visitantes que se associem, no sábado, a dois acontecimentos.
"Queremos que venham ao festival com o cachecol e as cores da selecção (que joga em Leiria) e, entre as 20.30 horas e as 21.30 horas vamos reduzir a iluminação da vila e do evento, associando-nos à Hora do Planeta", explicou.
Retirada daqui
