Uma mulher norte-americana encontrou ossadas humanas no seu quintal, em Florida Keys (EUA), tendo estas cerca de 2400 anos.
Segundo os últimos dados, poderão tratar-se dos restos mortais de dois adultos, havendo a hipótese de um deles ser do sexo feminino.
Uma mulher norte-americana de 61 anos encontrou, em Outubro passado, enquanto escavava no seu jardim, algo que lhe parecia um maxilar, parte de um crânio, e a parte superior do fémur. Decidiu guardar as peças em sacos de plástico e informar de imediato a polícia.
Após a confirmação de que os ossos eram humanos, os detectives começaram a escavar outras áreas do jardim, contando com a ajuda de cães farejadores de cadáveres. Na altura, a polícia encontrou outras partes de um crânio e alguns ossos dos dedos.
Posteriormente, foram encontrados partes do crânio, maxilar, pernas, braços, pés e das costas.
Segundo E. Hunt Scheuerman, do laboratório Beta Analytic, em Miami, estes ossos pertenciam, provavelmente, a dois adultos, sendo um deles uma mulher.
A princípio, julgava-se que estas ossadas não teriam mais que 75 anos. No entanto, após alguns testes, chegou-se à conclusão de que os dois adultos terão vivido num período entre 200 e 440 anos antes de Cristo, tendo cerca de 2400 anos.
Os ossos irão para centro de investigação arqueológica da Florida, onde serão examinados ao pormenor. A instituição irá assegurar a protecção dos mesmos.
J. M. A. aqui