Resulta do respectivo estatuto editorial que «o “Jornal da Bairrada” é um órgão estruturalmente independente e politicamente apartidário, mas actuante e aberto a tudo o que contribua para a promoção material e cultural do povo, ao serviço do qual está».
Tendo presente este excerto do editorial do Jornal da Bairrada, e de um modo especial a referência à política apartidária, não deixa de ser curioso realçar a autoria das mensagens de congratulação apresentadas na mesma edição, de entre as quais se destacam não apenas as de muitos populares dos quatro cantos da Bairrada, mas também de várias empresas da região, e principalmente de diversas autarquias locais, merecendo destaque a ausência de duas Juntas de Freguesia do concelho de Oliveira do Bairro e da própria Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.
É em momentos destes que merece a pena recordar a lição de Francisco Sá Carneiro contida na frase "Cabe-nos cada vez mais dinamizar as pessoas para viverem a sua liberdade própria, para executarem o seu trabalho pessoal, para agirem concretamente na abolição das desigualdades. Para isso mais importante que a doutrinação, é levar as pessoas a pensarem, a criticarem, a discernirem"

