segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

'O CÃO DE JOSÉ SÓCRATES'

O lançamento do livro "O Cão de Sócrates" já é destaque em Espanha.

A obra, editada pela editora A Esfera dos Livros conta, sob o ponto de vista do fiel amigo do primeiro-ministro português e "com a sua língua afiada e uma enorme ironia" as peripécias dos últimos anos do governo de Portugal, incluindo os seus momentos mais polémicos.

O El Mundo diz hoje que o cão de José Sócrates "procura um novo dono", porque "está desiludido" como estão "os cerca de 10 milhões de portugueses que também procuram novo dono que governe Portugal".

Um dos possíveis donos é Pedro Passos Coelho, líder do PSD, mas o animal "não descarta ser o cão do presidente Zapatero" (José Luis Rodriguéz Zapatero, presidente do conselho de ministros de Espanha).

"Ao longo de estes seis anos fiz tudo o que podia para agradar ao meu dono: mordisquei as canelas a alguns jornalistas; rosnei ao Presidente da república; mordi a chanceler alemã Angela Merkel; peguei pulgas aos líderes da oposição e comi os jornais com notícias desfavoráveis ao primeiro-ministro. Concluindo, sacrifiquei-me pelo meu dono, mas, para quê?", questiona o animal que está com depressão porque Sócrates o deixou de tratar como o "primeiro cão oficial" de Portugal e agora trata-o como um simples ministro, sempre na dúvida se será ou não demitido.

O El Mundo falou com o autor do livro, que o publicou sob o pseudónimo de António Ribeiro e não quis revelar a sua identidade ao jornal, porque "a crise é grave" e não quer voltar a ser um cão de rua. O autor diz que decidiu ser "o dactilógrafo das memórias do animal porque nos últimos anos Socrates tratou os portugueses pior que aos cães": "por isso, neste momento, todos nos sentimos com muita vontade de lhe apertar a trela".

O livro de 190 páginas tem a chancela de A Esfera dos Livros e destaca, entre outros episódios, as cerimónias dos Tratados de Lisboa e da cimeira da NATO, as relações frias com o Presidente da República, Cavaco Silva, os calorosos encontros com figuras da política internacional, as crises dos défices e as ameaças de entrada em Portugal por parte do Fundo Monetário Internacional.

Clique aqui para ler a sinopse do livro "O cão de Sócrates".

Retirada daqui