Há quem não conheça o perigo que se corre ao colocar-se no microondas um recipiente (copo, chávena ou qualquer outro) somente com água para ferver.
E isto porque, quando o tempo programado termina, o microondas desliga-se e se retira-se o recipiente, mas a água não ferve; apesar disso, a água pode saltar directamente para o rosto, devido à energia acumulada, provocando queimaduras de 1º ou 2º graus, ou até mesmo a perda de visão dos olhos que sejam atingidos pela água.
Isto é causado por um fenómeno conhecido como ‘super-aquecimento’.
Pode acontecer em qualquer momento em que a água está a aquecer... especialmente se o recipiente usado for novo.
O que acontece é que a água aquece muito mais rapidamente do que as bolhas que se começarão a formar.
Se o recipiente for novo, não tem nenhum falha ou ranhura para onde as bolhas possam ir e possam começar a borbulhar na água que já está fervendo, de tal maneia que a água vai aquecendo para além do tempo de ferver (como quem diz ferve... e ferve... e ferve...).
O que acontece então é que a água se obstrui, fica estancada e, ao contacto com o ar, salta com força gerada pela energia contida.
E por isso, sempre que se aquece água desta forma, deve pôr-se algo na água, como, por exemplo, um palito de madeira ou uma saqueta de chá.
Em conclusão: NUNCA FERVER ÁGUA EM MICROONDAS; por isso, quando quiser aquecer somente água, é melhor usar o fogão a gás.
(Recebida por e-mail)
